Em entrevista coletiva na sede do palácio Pedro Ludovico Teixeira, nesta sexta-feira (10), o governador Ronaldo Caiado disse que “o transporte público tem de servir a todos os cidadãos”, e que esta é a meta do governo. A declaração foi dada durante o lançamento do pacote de melhorias para o sistema da Região Metropolitana de Goiânia. Entre elas, o anúncio da renovação da frota e o lançamento do Cartão Família, um modelo de bilhetagem que viabiliza o uso do transporte coletivo na capital por até seis pessoas, aos fins de semana e feriados, com um valor único.
Segundo o governo, o cartão família abrange o responsável e mais cinco familiares. Ao apresentar os cartões no validador, será cobrada uma tarifa de R$ 4,30. Para os demais membros do grupo, a viagem será gratuita, gerando economia de até R$ 21,50 por trecho. A ação é resultado de parceria entre o Governo de Goiás, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e a Prefeitura de Goiânia.
Ainda sobre o funcionamento a gestão estadual ressalta que o cartão família pode ser utilizado em qualquer ônibus, terminal ou estação de Goiânia durante os finais de semana e feriados municipais, inclusive no período de férias. O benefício inclui quatro viagens por dia. Os interessados devem acessar o site do Sitpass para realizar o cadastro.
Durante o evento, foram apresentados 20 ônibus adquiridos pela Cooperativa de Transportes do Estado de Goiás (Cootego). Já para o BRT Norte Sul, serão 60 novos ônibus cuja aquisição foi anunciada para o mês de julho. A previsão é que toda a frota da Região Metropolitana seja renovada até 2025. O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, confirmou que o trecho que passa pela Avenida Goiás, no Centro, será liberado dentro de 20 dias.
Sobre o Eixo Anhanguera, um edital para aluguel de 114 ônibus elétricos da Metrobus foi anunciado para começar a operar ainda neste ano. Já para reforma de terminais e estações, será assinado um protocolo junto a empresários.
Leia mais: Prova para 2º Tenente do Corpo de Bombeiros será neste domingo (12)