O Governo de Goiás divulgou, nesta quarta-feira (1º/10), o resultado preliminar do Programa de Aquisição de Alimentos do Estado de Goiás (PAA Goiás) 2025. A iniciativa, executada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Emater Goiás e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), vai destinar R$ 30 milhões a agricultores familiares em 181 municípios, alcançando mais de 73% do estado.
Nesta edição, o programa recebeu 3.126 cadastros de agricultores familiares, recorde de participação desde a criação da plataforma digital. A comissão analisou os documentos e aprovou 2.809 propostas. O órgão classificou 2.015 para fornecimento imediato e deixou 794 em cadastro reserva, que poderão ser convocadas conforme a disponibilidade de recursos.
“O PAA Goiás fortalece a agricultura familiar e garante que mais pessoas tenham acesso a alimentos de qualidade. Com propostas de 181 municípios, o aumento do alcance mostra os resultados concretos do trabalho da Seapa em todo o estado”, destacou o secretário de Agricultura, Pedro Leonardo Rezende.
A gerente de Agricultura Familiar e Inclusão Produtiva da Seapa, Cristhian Lorraine Pires, ressaltou que o número de municípios participantes cresceu 25% em relação à edição anterior, passando de 145 para 181. “Tivemos a participação de mais de três mil agricultores e, graças ao processo de ranqueamento municipalizado, conseguimos ampliar o alcance do programa”, explicou.
Leia Mais: “Os Estranhos: Capítulo 2” é o grande destaque da semana nos cinemas brasileiros
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Prazos e próximas etapas
O processo de análise das propostas ocorreu entre 8 e 29 de setembro. Agricultores que tiveram suas inscrições indeferidas podem apresentar recursos administrativos até esta quinta-feira (2), exclusivamente pela Plataforma PAA Goiás (https://paaestadual.sistemas.go.gov.br/).
As próximas etapas incluem definir as entidades sociais que receberão os alimentos. O órgão publicará o calendário de entregas, que ocorrerá de forma parcelada entre novembro de 2025 e julho de 2026.