Governo de Goiás inicia campanha de vacinação contra a Influenza com Dia D neste sábado

Data:

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), dá início à Campanha de Vacinação contra a Influenza 2026, que acontece de 28 de março a 30 de maio. O Dia “D” será neste sábado (28) e é destinado especialmente a crianças, gestantes, idosos a partir de 60 anos e outros grupos prioritários. 

A iniciativa tem como objetivo reduzir complicações, internações e óbitos provocados pelo vírus da influenza, reforçando a importância da imunização para a proteção da população. A SES orienta que os grupos prioritários procurem os postos de vacinação levando documento de identificação e cartão de vacinação. “Os dados mostram que Goiás vem avançando na recuperação das coberturas vacinais, mas é essencial que a população continue participando das campanhas”, afirma o secretário Rasível Santos. 

A vacina disponível é trivalente, segura e eficaz, protegendo contra os principais vírus da Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B (linhagem Victoria). Goiás já recebeu 188 mil doses, distribuídas aos municípios, e conta com mais de 1.000 postos fixos preparados para atender a população. A meta é vacinar, no mínimo, 90% dos grupos prioritários. 

Leia Mais: Prefeitura de Goiânia orienta sobre estacionamento em áreas privadas e limites de rebaixamento de calçadas

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Recuperação das coberturas vacinais 

O estado tem registrado avanços consistentes na imunização, especialmente entre crianças menores de dois anos, depois do impacto da pandemia da Covid-19. Antes de 2020, algumas vacinas já estavam abaixo das metas do Ministério da Saúde, como BCG (86,7%), Tríplice Viral D1 (88,3%), Pneumocócica 10 valente (86,9%) e Rotavírus humano (83,9%). 

Durante a pandemia, os índices caíram ainda mais, com vacinas estratégicas registrando cobertura de apenas 66% a 74%. A partir de 2022, Goiás iniciou uma recuperação gradual, que se consolidou entre 2023 e 2024, com crescimento contínuo em praticamente todos os imunizantes. 

Em 2025, a retomada se fortaleceu: BCG e Pneumocócica 10 valente atingiram 93,6%, Tríplice Viral D1 chegou a 89,8%, Meningocócica C e Rotavírus humano alcançaram 89,9%, e Poliomielite, 84,7%. Ainda há vacinas que exigem maior adesão, como Febre Amarela (73,6%) e Hepatite A (81,4%). 

Investimentos na imunização 

Entre 2019 e 2025, a SES investiu na infraestrutura e logística da imunização, distribuindo mais de 86 milhões de doses de vacinas, seringas, câmeras refrigeradas, freezers comerciais e científicos, caixas térmicas, dataloggers e veículos refrigerados para garantir o transporte e armazenamento seguro dos imunobiológicos. O reforço dessas ações contribui para prevenir surtos e proteger crianças, idosos e grupos vulneráveis. 

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Estados Unidos lideram Grupo D apesar da derrota para a Turquia; Austrália também avança à próxima fase

Os Estados Unidos terminaram na liderança do Grupo D...

Brasil encara o Japão no primeiro desafio do mata-mata, no dia 29, às 14h, em Houston

O confronto marca o início do mata-mata para a equipe comandada por Carlo Ancelotti, que terminou a fase de grupos na liderança da Chave C

Goiânia passa a oferecer coleta de exames laboratoriais em unidades de saúde abertas aos sábados

Prefeitura de Goiânia inicia coleta de exames laboratoriais nas unidades de saúde abertas aos sábados. Serão ofertadas 210 vagas e 21 tipos de exames

Goiás inicia entrega de óculos de realidade virtual para escolas de tempo integral da rede estadual

Seduc entrega kits de realidade virtual para 104 escolas de tempo integral de Goiás. Equipamentos serão utilizados em atividades pedagógicas e no ensino de robótica