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domingo, 5, maio 2024
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Governo de Goiás inaugura central para atendimento remoto da Covid- 19

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O Governo de Goiás anunciou que desenvolveu um serviço de atendimento, via telefone ou chat online, para que as pessoas que apresentam sintomas da Covid-19, possam ter suporte sem precisar ir até as unidades de saúde. A Central de Orientações (CORI), atenderá a população por meio do número 3201-9300 ou pelo chatbot Vitória, que utiliza inteligência artificial e está disponível no hotsite www.saude.go.gov.br/coronavirus.

De acordo com informações do governo, os atendimentos serão prestados por uma equipe composta por profissionais de saúde diferentes setores da Secretaria Estadual de Saúde, das 7h às 19h, todos os dias da semana.

De acordo com a avaliação individual de cada caso, os profissionais da Central irão orientar se o cidadão deve ficar em casa, para monitoramento ou consulta via telemedicina, ou se deve procurar a unidade de saúde mais próxima do seu local de residência para atendimento presencial.

Segundo o governo estadual, a equipe da CORI é composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros.

Atendimento

O gerente da CORI, Fabrício Pereira Montes, explicou que se a pessoa optar por ser atendida pelo telefone, ela será acolhida pelos profissionais do nível 1, que farão uma escuta qualificada para orientar em caso de dúvidas.

Se o cidadão apresentar sintomas da Covid-19, ele será cadastrado e encaminhando imediatamente para o nível 2, que é a consulta de enfermagem. De acordo com a especificidade de cada caso, será aplicado um protocolo de atendimento. Caso seja necessário, o paciente será encaminhado para o nível 3, em que um profissional médico realizará uma teleorientação por meio da telemedicina. A consulta poderá ser realizada via telefone, chat ou videoconferência.

Já quem optar em ser atendido pelo chat Vitória deverá acessar a página www.saude.go.gov.br/coronavirus e, no canto inferior direito da tela, buscar pelo ícone do chatbot. Um atendente virtual fará uma teletriagem utilizando inteligência artificial e, caso seja identificada a presença de sintomas da Covid-19, a pessoa será direcionada para um atendente de nível 1. Nessa etapa, será feita a escuta qualificada com orientações do cidadão em caso de dúvidas. Se necessário, a pessoa será encaminhada para os demais níveis de atendimentos para consulta de enfermagem ou médica, que também serão realizados online, via chat.

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