20.8 C
Goiânia
domingo, 11, janeiro 2026

Governo de Goiás digitaliza prontuários do SUS dos últimos 20 anos e lidera modernização da Saúde no país

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está promovendo a digitalização de todos os prontuários de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos na rede pública estadual nos últimos 20 anos. A iniciativa coloca Goiás na vanguarda da modernização da gestão da saúde pública no Brasil, sendo o primeiro estado a implantar um sistema desse porte. Os trabalhos tiveram início em agosto de 2023 e já se encontram em estágio avançado.

Cerca de 70 profissionais atuam diretamente no processo, executado pela empresa Organização, Tecnologia e Custódia de Documentos (OTC.DOC). A digitalização começa com a busca dos prontuários físicos nas unidades de saúde, onde os documentos passam por uma organização prévia. Em seguida, o material é encaminhado para um galpão em Goiânia, onde ocorre a higienização, digitalização e indexação dos arquivos.

Após a digitalização, os documentos passam por etapas rigorosas de conferência e controle de qualidade para evitar inconsistências. Após a conclusão do processo, o sistema permite acesso rápido e seguro ao histórico do paciente. A consulta pode ser feita pelo nome, CPF ou número do Cartão SUS.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Rasível Santos, a iniciativa representa um avanço significativo em segurança da informação e redução de custos. “Além de eliminar gastos com armazenamento físico, trata-se de um processo minucioso, seguro e bem organizado, que garante a integridade e a localização precisa de todos os documentos do paciente”, destacou.

Leia Mais: Goiás se consolida entre os 10 estados mais visitados do Brasil e lidera turismo no Centro-Oeste

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Primeiros beneficiados

Os primeiros beneficiados foram os pacientes da antiga Colônia Santa Marta, atual Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS). Os prontuários desse grupo já estão totalmente digitalizados, permitindo que pacientes e familiares tenham acesso facilitado à documentação necessária para requerer a pensão especial concedida recentemente, por decreto presidencial, às pessoas atingidas pela hanseníase. “Esse é um exemplo concreto dos impactos positivos da digitalização na vida das pessoas, algo que muitos estados ainda não conseguiram implementar”, afirmou o secretário.

A subsecretária Ana Carolina Rezende Abrahão afirmou que o prontuário do paciente do SUS em Goiás já nasce digital. Além disso, a digitalização do acervo das últimas duas décadas vai agilizar o acesso à informação, facilitar a vida do usuário e gerar economia para o Estado. “Esse projeto abre caminho para avançarmos também na digitalização de estoques de medicamentos, documentos da vigilância e da área administrativa”, pontuou.

Para o diretor comercial da OTC.DOC, Cláudio Cardoso, o projeto transforma a relação do cidadão com o serviço público de saúde. “O acesso aos documentos passa a ser muito mais rápido e eficiente, sem a necessidade de o usuário se deslocar até a unidade de saúde. É o projeto mais ambicioso já desenvolvido por uma secretaria estadual de saúde no Brasil”, concluiu.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -