Governo de Goiás concederá desconto de até 90% nos juros de dívidas de ICMS

0

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Economia, realizará o Programa Facilita, para refinanciamento de dívidas de ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços). A principal novidade é o desconto de até 90% nos juros de débitos de ICMS, que nunca passou de 50% em edições anteriores, além do tradicional abatimento de até 98% sobre as multas.

Nesta semana o governo também enviar à Assembleia Legislativa novo projeto de lei com alteração na Lei 20.939/20 para inclusão do IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores) e ITCD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos). Nesses dois casos os descontos chegarão a 98% nos juros e na multa.

O superintendente de Recuperação de Crédito, auditor fiscal Mário Mattos Bacelar, explica que a negociação poderá ser realizada presencialmente nas Delegacias Regionais de Fiscalização e na sede da Economia. Porém, Bacelar espera que a maior parte das simulações e negociações seja realizada pelo autoatendimento na Internet. “Disponibilizaremos vários canais para que o contribuinte não precise sair de casa. E nos casos presenciais, estamos organizando os pontos de atendimento dentro das regras sanitárias. Em breve divulgaremos os detalhes”, adiantou. 

O número de parcelas estará limitado a 60 vezes. Porém, se o contribuinte pagar 20% do tributo na primeira parcela, poderá parcelar o restante em até 84 vezes, se o contribuinte desistir da disputa administrativa a respeito do débito, poderá dividir em até 96 meses e empresas em recuperação judicial, pode parcelar em até 120 parcelas.