27.8 C
Goiânia
quinta-feira, 29, janeiro 2026

Governo de Goiás amplia frota sustentável com 501 ônibus a biometano e gás natural para a Região Metropolitana de Goiânia

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O Governo de Goiás autorizou a implantação de 501 ônibus movidos a biometano e/ou Gás Natural Veicular (GNV) no sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. A medida integra o processo de modernização e descarbonização da frota e foi formalizada pela Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), por meio da Deliberação nº 014, publicada no Diário Oficial do Estado em 16 de janeiro.

Com entrega gradual prevista até 31 de dezembro de 2027, os novos veículos terão diferentes configurações e todos contarão com ar-condicionado. A frota inclui ônibus do tipo padron, de dois eixos (entre 12,1 e 13,2 metros) e três eixos (até 15 metros), além de 79 ônibus articulados de 19,2 metros.

Segundo o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, a iniciativa reforça uma nova fase do transporte coletivo, com foco em sustentabilidade e conforto para os passageiros. “Além de oferecer mais conforto para os passageiros, com ônibus novos e climatizados, estamos também pensando no meio ambiente e impulsionando a criação de uma cadeia produtiva para o fornecimento desses gases não poluentes em Goiás”, afirmou.

Os ônibus serão direcionados aos corredores de maior demanda do sistema, com destaque para o BRT Leste-Oeste (Eixão) e linhas alimentadoras que atendem Goiânia e municípios vizinhos. Em corredores com estações elevadas, serão utilizados veículos de piso alto, enquanto nas vias convencionais circularão ônibus de piso baixo.

Leia Mais: Prefeitura inicia força-tarefa de roçagem e poda para conter mato alto em Goiânia

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Maior sistema do Brasil

Segundo o subsecretário Miguel Ângelo Pricinote, a Grande Goiânia deve se tornar o maior sistema do Brasil a operar com ônibus a biometano e GNV. Além disso, ele afirmou que a região ficará entre os maiores sistemas da América Latina. Ele informou que outras tecnologias menos poluentes também continuarão sendo utilizadas, como ônibus elétricos e modelos a diesel com padrão Euro 6.

A remuneração das concessionárias será ajustada por meio do subsídio à tarifa para viabilizar os investimentos, sem que isso implique, necessariamente, aumento no preço da passagem. Abastecidos com biometano, os ônibus podem reduzir em até 95% as emissões de poluentes em comparação aos veículos movidos a óleo diesel.

Leia Mais: Prefeitura inicia força-tarefa de roçagem e poda para conter mato alto em Goiânia

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Distribuição da frota

A deliberação prevê:

  • 79 ônibus articulados (19,2 m), piso alto e ar-condicionado, para o BRT (4º lote);
  • 22 ônibus padron, motor traseiro, piso baixo e ar-condicionado (4º lote);
  • 110 ônibus padron, motor traseiro, piso baixo e ar-condicionado (5º lote);
  • 168 ônibus padron, motor traseiro, piso baixo e ar-condicionado (6º lote);
  • 122 ônibus padron, motor traseiro, piso baixo e ar-condicionado (7º lote).

Cronograma de entregas

  • 8 articulados até 31 de março de 2026;
  • 71 articulados até 30 de setembro de 2026;
  • 22 padron (4º lote) até 30 de setembro de 2026;
  • 110 padron (5º lote) até 30 de junho de 2027;
  • 168 padron (6º lote) até 31 de dezembro de 2027;
  • 122 padron (7º lote) até 31 de dezembro de 2027.
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -