O Governo de Goiás, por meio das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs), está com inscrições abertas para a 6ª edição do programa Goianas S.A., iniciativa voltada ao estímulo do empreendedorismo feminino nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. As interessadas podem se inscrever até o dia 4 de fevereiro, por meio do formulário disponível no site https://efg.org.br/editaisstai.
O programa vai selecionar até 20 projetos liderados por mulheres goianas, com foco na incubação de empresas e no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. Segundo o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico, a iniciativa fortalece políticas de inclusão produtiva e amplia a participação feminina no setor.
“O Goianas S.A. é uma política pública estratégica para ampliar a presença feminina no ecossistema de ciência, tecnologia e inovação em Goiás. Ao oferecer formação, infraestrutura e apoio especializado, o programa cria condições reais para que mulheres transformem boas ideias em negócios sustentáveis”, destacou.
Durante o processo de incubação, as participantes terão acesso a consultorias especializadas em áreas como gestão empresarial, plano de negócios, administração financeira, marketing, comunicação, vendas e direito administrativo. O programa também oferece estrutura de laboratórios de tecnologia e equipamentos para criação de protótipos, produtos tecnológicos e softwares.
o Goianas S.A.
Desde 2023, o Goianas S.A. já capacitou mais de 120 mulheres em cinco edições realizadas nas EFGs. Para a diretora de Desenvolvimento e Avaliação do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG), Aletheia Cruz, a iniciativa contribui diretamente para a profissionalização e a geração de oportunidades.
“Em pouco mais de dois anos, investimos na formação de dezenas de goianas, contribuindo para a saída do mercado informal, a criação de novos negócios e a adoção de práticas financeiras sustentáveis”, afirmou.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Critérios de participação
Para participar, os projetos devem ser liderados por mulheres a partir de 16 anos, com ensino fundamental completo e residência em Goiás. No ato da inscrição, a candidata deve escolher a unidade da Escola do Futuro onde fará a incubação. As opções são Goiânia, Aparecida de Goiânia, Santo Antônio do Descoberto, Mineiros e Valparaíso de Goiás.
O Goianas S.A. é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Além disso, as Escolas do Futuro de Goiás executam o programa. Desde 2021, a Universidade Federal de Goiás, pelo CETT/UFG, gerencia essas unidades.


