Governo confirma proposta de 9% de reajuste a servidores federais

Data:

O governo federal confirmou a proposta de reajuste salarial linear de 9% para os servidores públicos federais. A terceira rodada de negociações ocorreu ainda à tarde e o andamento das negociações já havia sido adiantado pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).

Além dos 9% no salário linear para todos os servidores a partir de maio, o governo propõe um acréscimo de R$ 200 no auxílio-alimentação. Assim, o valor do auxílio passaria de R$ 458,00 para R$ 658,00. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a proposta do governo tem impacto nos cofres de R$ 11,2 bilhões, já previsto no orçamento deste ano.

Participaram da mesa de negociações várias entidades representativas de servidores públicos federais, enquanto o governo esteve representado pelo secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do MGI, Sérgio Mendonça, a respectiva secretária adjunta Meri Lucas, o secretário-executivo adjunto do Ministério do Trabalho e Emprego, Valter Correia, a diretora do Departamento de Relações de Trabalho, Edina Maria Rocha Lima, e o diretor substituto do Departamento de Relações de Trabalho, José Borges de Carvalho Filho.

Após reunião, o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, afirmou que os representantes dos servidores foram até os limites nas reivindicações. Agora, a proposta do governo será submetida aos trabalhadores.

“O governo vai nos enviar na segunda-feira a formalização dessa proposta para que possamos levar para nossas bases, quando irão referendar ou não a proposta do governo. Entendemos que fizemos o possível, estendemos a corda até o limite. Agora, fica com a base a deliberação de aprovar ou não”, afirmou Marques. O Fonacate é formado por 36 afiliadas e representa mais de 200 mil servidores públicos.

A pauta de negociações tem três momentos. O primeiro deles trata do aumento de 2023, a partir de maio; em seguida, as discussões relacionadas à legislação e condições de trabalho dos servidores, as chamas pautas não econômicas. Por fim, será discutido o aumento salarial para 2024, considerando que a lei orçamentária para o próximo ano ainda está em elaboração.

As informações são da Agência Brasil

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Alisson é preservado em treino decisivo da Seleção antes de duelo contra a Escócia

O goleiro Alisson Becker foi a principal ausência no...

Operário impõe ritmo, goleia o Goiás na Serrinha e mantém sequência ruim do Esmeraldino na Série B

Time paranaense é eficiente nos contra-ataques, constrói 3 a 0 ainda no primeiro tempo e consolida vitória em Goiânia

CRAC vence Tombense e Goiatuba empata com Brasiliense na abertura da 2ª fase da Série D

Times goianos largam de forma diferente no mata-mata da competição nacional: Leão do Sul vence em Catalão, enquanto Azulão segura empate fora de casa e perde pênalti no fim

Tenista goiana Thaís Severo é destaque com três medalhas em torneio internacional paralímpico

Mesatenista goiana se destaca no ITTF Para Future 2026 com prata no individual e ouro nas duplas femininas