Goiás Social abre inscrições para cursos gratuitos de inclusão digital voltados a idosos em sete cidades

Data:

O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), está com inscrições abertas para novas turmas do programa Cidadão Tech 60+, iniciativa que oferece capacitação gratuita em tecnologia para pessoas com 60 anos ou mais.

O programa oferece 320 vagas em sete municípios goianos: Aparecida de Goiânia, Catalão, Goiânia, Jaraguá, Mineiros, Santo Antônio do Descoberto e Senador Canedo. As inscrições seguem até 23 de junho. Os interessados podem se inscrever presencialmente nos locais das aulas ou pela internet.

Com carga horária de 60 horas, o programa busca ampliar a autonomia da população idosa no uso de ferramentas digitais. A capacitação também aborda serviços públicos on-line e aplicativos presentes na rotina diária.

Curso aborda tecnologia, saúde digital e inteligência artificial

Nesta nova etapa, o Cidadão Tech 60+ passa a contar com conteúdos ampliados, incluindo módulos sobre saúde digital e inteligência artificial, além dos temas já trabalhados nas edições anteriores.

Entre os temas abordados estão o uso de aplicativos de saúde, agendamento de consultas e acesso a documentos digitais. O conteúdo também inclui teleatendimento, segurança na internet, prevenção a golpes virtuais e combate à desinformação. Além disso, os participantes aprendem a utilizar a inteligência artificial de forma consciente para pesquisa, comunicação e organização pessoal.

As aulas também incluem atividades práticas com celulares, computadores e aplicativos amplamente utilizados, como WhatsApp, Gov.br, Meu SUS Digital, plataformas bancárias e redes sociais.

Inclusão digital e proteção contra golpes

Segundo a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, a iniciativa contribui para que os idosos acompanhem as transformações tecnológicas e tenham mais segurança no ambiente digital.

“Hoje, muitas tarefas do dia a dia dependem de um celular, como marcar uma consulta, acessar documentos, conversar com familiares e acompanhar serviços públicos. Além disso, é fundamental que os idosos saibam identificar tentativas de golpes e utilizar a internet de forma segura”, destacou.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, o programa tem se consolidado como uma importante ferramenta de inclusão social e cidadania.

Quase mil idosos já foram capacitados

Entre 2024 e 2025, o programa já formou quase mil idosos em Goiás. Nesse período, foram realizadas 36 turmas em 21 municípios, com investimento superior a R$ 1 milhão.

Além da capacitação, participantes também receberam celulares apreendidos em operações e posteriormente destinados ao programa por meio de parceria com a Receita Federal, ampliando o acesso às ferramentas digitais e aos serviços públicos disponíveis on-line.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Roteiro Art Déco destaca patrimônio histórico e convida visitantes a conhecer a história de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia, por meio da GoiâniaTur, disponibilizou...

Luan Santana anuncia Estádio Olímpico como palco de show da turnê “Registro Histórico” em Goiânia

A pré-venda exclusiva para clientes Elo será aberta no dia 10 de junho, a partir das 12h, com 10% de desconto nos ingressos

Brasil goleia Panamá por 6 a 2 no Maracanã e encerra preparação em casa para a Copa do Mundo

Antes da estreia no Mundial, o Brasil ainda fará um amistoso contra o Egito, marcado para o dia 6 de junho

Festival católico Totus Tuus Mariae acontece neste sábado (30) com shows, missa e devoção mariana em Goiânia

Os portões do estádio serão abertos às 8h, com início oficial da programação previsto para 9h30. O encerramento está marcado para as 22h