34.8 C
Goiânia
terça-feira, 9, setembro 2025

Goiás firma parceria com Instituto Natura para ampliar programa de combate ao câncer de mama 

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O governador Ronaldo Caiado assinou nesta segunda-feira (8), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, um termo de cooperação com o Instituto Natura para apoiar o programa Goiás Todo Rosa, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). O programa tem como objetivo ampliar o diagnóstico precoce do câncer de mama e reduzir a mortalidade, ação comemorada pelo governador. 

“Goiás é, mais uma vez, pioneiro em políticas públicas que salvam vidas. Com o apoio do Instituto Natura, vamos ampliar o Programa Goiás Todo Rosa e oferecer às mulheres goianas ainda mais acesso ao diagnóstico precoce e ao acompanhamento especializado no combate ao câncer de mama e de ovário. Essa é uma ação concreta do nosso governo, que une ciência, responsabilidade social e cuidado com as famílias goianas. Nosso compromisso é com a vida”, destacou Caiado. 

Capacitação profissional 

A médica mastologista e técnica responsável pelo Goiás Todo Rosa, Rosemar Macedo Sousa, explicou que a capacitação profissional é um estímulo para ampliar a cobertura de mamografia. “Muitas mulheres têm medo de fazer o exame, então nós não estamos capacitando apenas médicos e enfermeiros, mas também agentes comunitários”, disse. 

A superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Amanda Melo, destacou a importância da parceria entre o Estado e o Instituto Natura. A cooperação fortalece a prevenção, a organização da assistência e a linha de cuidado das pacientes. “Hoje nós fazemos o rastreamento de oito genes, o que possibilita prevenir não só câncer de mama, mas outros tipos de câncer também”, explicou. 

A superintendente do Instituto Natura, Maria Slemenson, reforçou que a parceria busca reduzir a mortalidade de mulheres por câncer de mama. “Goiás já é referência no Brasil no enfrentamento, cuidado e atenção à saúde das mamas. O Instituto Natura vem fortalecer o programa Goiás Todo Rosa para que possamos avançar ainda mais”, afirmou. 

A gerente do Instituto Natura ressaltou que existe um planejamento de formação para os agentes responsáveis pela mamografia. O treinamento inclui desde o posicionamento das mulheres até a leitura do exame. “O desafio é compreender a realidade da cobertura mamográfica no estado, porque quem deve fornecer esses dados é o município”, acrescentou. 

Leia Mais: Goiás reforça alerta para baixa umidade e calor intenso durante período de estiagem

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Goiás Todo Rosa 

O programa Goiás Todo Rosa tem a missão de transformar a jornada da paciente oncológica no estado, garantindo às mulheres e suas famílias acesso ao painel genético para câncer de mama e ovário hereditário. Goiás foi o primeiro estado a oferecer essa tecnologia no SUS, disponível na UFG. 

Até o momento, o teste genético já foi realizado por 533 pessoas, com uma taxa de 30% de positividade, permitindo estratégias de tratamento e prevenção mais eficazes e personalizadas. Além disso, o programa promove capacitação de profissionais da atenção primária e especializada, com foco no câncer de mama, em todas as cinco macrorregiões do estado. 

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -