A rede estadual de Educação de Goiás foi eleita a melhor do Brasil no Ensino Médio durante a primeira edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira, realizada nesta terça-feira (12) no Palácio do Planalto, em Brasília. No total, Goiás conquistou quatro prêmios, incluindo o destaque para o Colégio Estadual Professora Aurelice Gomes da Fonseca (Formosa) entre as melhores escolas da região Centro-Oeste e o reconhecimento de dois estudantes goianos — Lui Vinícius Alves de Abreu e Tawany Costa Santos — pelas melhores redações do Enem na região.
O governador Ronaldo Caiado afirmou que o resultado é fruto de trabalho contínuo e comprometido. “Com engajamento em modo contínuo, a rede estadual de educação trabalhou o tempo todo, com pique de chegar ao pódio. Goiás tem a melhor educação do Brasil”, declarou.
Criado pelo Ministério da Educação em 2025, o prêmio valoriza ações bem-sucedidas em redes e escolas públicas, incentivando a melhoria da qualidade do ensino, a permanência escolar e a inclusão. Os vencedores recebem troféu e R$ 500 mil em recursos.
Representando o governador na cerimônia, a secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, destacou que os resultados vêm de investimentos consistentes. “Criamos projetos para recuperar a aprendizagem e colocar Goiás no lugar que merece nacionalmente. Esse reconhecimento é fruto de um governo que antecipa ações e evita prejuízos à educação”, afirmou.
O ministro da Educação, Camilo Santana, frisou que a premiação busca incentivar a troca de boas práticas, e não criar competição. “As políticas precisam ser construídas com estados, municípios e o chão da escola, ouvindo professores, gestores e estudantes”, disse.
Leia Mais: PCGO desmonta esquema de rifas ilegais que movimentou R$ 20 milhões em Porangatu
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Municípios goianos também são premiados
Sete municípios de Goiás se destacaram na premiação:
- Damolândia – Educação Infantil (Maior Taxa de Cobertura em Creche – Municípios);
- Goianésia – Alfabetização (Melhor Resultado por Escolas e Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Escolas);
- Santa Bárbara de Goiás – Alfabetização (Melhor Resultado por Municípios);
- Santa Rita do Novo Destino – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Municípios);
- Rio Verde – Anos Finais do Ensino Fundamental (Melhores Resultados Escolas Municipais e Municípios);
- Goiandira – Educação em Tempo Integral (Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Municípios;
- Itumbiara – Educação em Tempo Integral (Educação Infantil – Municípios);
O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, afirmou que o reconhecimento é fruto de uma política robusta de educação em tempo integral. Já o prefeito de Santa Rita do Novo Destino, Roberto João de Oliveira (Gaguinho), destacou o apoio do governo estadual para melhorar a infraestrutura escolar.
O secretário municipal de Educação de Goianésia, Noé Raimundo de Araújo, disse que a parceria com o Estado, via programa AlfaMais Goiás, foi essencial para a conquista. Para a professora Luciene Moreira, do Colégio Estadual Professora Aurelice Gomes da Fonseca, o prêmio é um estímulo: “No nosso colégio, o amor e o carinho são os dois ingredientes principais que nos movem.”

Reconhecimento em dobro
Essa é a segunda premiação do MEC para a rede estadual goiana em 2025. Em fevereiro, Goiás recebeu o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização pelas ações do AlfaMais Goiás, desenvolvido desde 2021 em parceria com os 246 municípios do estado.