31.8 C
Goiânia
quinta-feira, 3, abril 2025
- Anúncio -

Goiás deve alcançar produção recorde de grãos na safra 2024/25

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Novos levantamentos realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trazem boas perspectivas para as principais cadeias produtivas de Goiás na safra 2024/25. A Conab projeta um crescimento de 14,2% na produção total de grãos no estado, alcançando 34,5 milhões de toneladas, com destaques para soja, milho e feijão. O IBGE, por sua vez, ressalta o bom desempenho de culturas como tomate, mandioca e banana.

De acordo com a Conab, a soja segue como o principal produto agrícola de Goiás, com uma previsão de produção de 20,2 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 20,1% em relação à safra anterior. O milho também apresenta crescimento significativo, com a primeira safra já em estágio avançado e a segunda safra estimada em mais de 10,6 milhões de toneladas, um crescimento de 7,5% em relação à safra 2023/24.

A produção de feijão também registra bons resultados, superando o desempenho do ciclo 2023/24. As boas condições climáticas anteciparam a colheita, e Goiás deverá alcançar um aumento de 6,6% na produção total do grão, com uma estimativa de cerca de 292,6 mil toneladas. Além disso, o estado reafirma sua posição como maior produtor de sorgo do Brasil, com uma produção de 1,3 milhão de tonelada.

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.

Leia Mais: Prefeitura de Goiânia e Sebrae Goiás inauguram Casa do Empreendedor

Compromisso com inovação e sustentabilidade

Pedro Leonardo Rezende, titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), destaca que os números confirmam a solidez do agronegócio goiano. “Goiás está avançando na eficiência produtiva e ampliando sua competitividade, garantindo renda ao produtor e uma oferta segura ao consumidor. A cada safra, o estado reforça seu protagonismo nacional, equilibrando produtividade e sustentabilidade”, afirma Rezende.

Safras de hortaliças também têm bom desempenho

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do IBGE também revela desempenhos positivos em culturas não relacionadas a grãos. O tomate goiano, por exemplo, continua sendo uma referência nacional, com previsão de produção de 1,4 milhão de toneladas. A produção de mandioca também apresenta crescimento e deve atingir 190 mil toneladas, um aumento de 2,9% em relação ao levantamento de janeiro.

A banana também se destaca, com uma projeção de mais de 167 mil toneladas, representando 2,4% da produção nacional. Por fim, a estimativa para as três safras de batata-inglesa é de crescimento. Dessa forma, espera-se uma produção de 267,4 mil toneladas, o que representa um aumento de 1,2% em relação à previsão de janeiro, com participação de 6,2% no total nacional.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -