O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), consolidou-se como referência em transformação digital no SUS ao implementar um ecossistema com mais de 60 soluções de Business Intelligence (BI), Inteligência Artificial (IA) e Data Science. As iniciativas vêm modernizando o atendimento e ampliando o acesso à informação de saúde para milhões de goianos. Entre 2023 e 2025, o estado recebeu 10 premiações nacionais, sendo quatro delas somente em 2025.
Segundo o secretário de Saúde, Rasível Santos, a estratégia adotada prioriza o uso de tecnologia como instrumento direto de cuidado. “Transformamos dados em ações concretas que impactam a vida das pessoas. As soluções desenvolvidas mostram que inovação e humanização podem caminhar juntas”, afirma.
Prontuário Eletrônico e IA aplicada ao cuidado
Entre as iniciativas que mais se destacam está o Prontuário Eletrônico do Paciente (Meu PEP), que permite ao cidadão acessar histórico de saúde — como consultas, exames, medicamentos e vacinas — de forma rápida e integrada. A ferramenta foi vencedora de quatro premiações em 2025, incluindo o Prêmio Excelência da Saúde, do Grupo Mídia, e o 1º lugar no CIO Public Sectors.
Outro projeto premiado é a Classificação de Atenção ao Recém-Nascido. A ferramenta usa IA para analisar dezenas de variáveis clínicas e indicar o nível de atenção necessário para cada bebê. O sistema auxilia as equipes médicas na priorização dos casos. A tecnologia recebeu o 1º lugar por votação popular na categoria Inteligência Artificial do Prêmio Conexão Inovação Pública 2025.
A SES também criou a SUSi, assistente virtual baseada em IA capaz de responder dúvidas com linguagem simples, utilizando acervo científico da Revista da Escola de Saúde de Goiás. A plataforma venceu o prêmio de Melhor Solução de Governo Digital com IA da ABEP-TIC, em 2024.

Gestão e inteligência de dados
Na área de gestão, ferramentas como o Saudego 360° reúnem mais de 100 indicadores de saúde em uma plataforma analítica com busca semântica e recursos de IA. O Imuniza Goiás também acompanha, em tempo real, a situação vacinal de 16 imunobiológicos destinados a mais de 800 mil crianças. O sistema já conta com adesão de 96% dos municípios.
A superintendente de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital, Luiselena Luna, destaca que Goiás avança agora para um modelo integrado de atendimento. “Estamos implantando o projeto Omnichannel, que permitirá ao cidadão transitar sem barreiras entre os canais digitais, telefônicos e presenciais, mantendo o mesmo histórico de atendimento.”
O Canal Saúde, primeira etapa dessa integração, usa WhatsApp, telefone 155 e outras plataformas para informar sobre consultas, campanhas de vacinação e orientações de saúde pública.
Leia Mais: Caiado passa por procedimento cardíaco em SP e apresenta boa evolução pós-operatória
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Interoperabilidade e referência nacional
Goiás também se tornou pioneiro ao registrar no HL7 o primeiro guia oficial do Executivo brasileiro para implementação do padrão FHIR. A tecnologia é usada internacionalmente para garantir a interoperabilidade de dados em saúde. O avanço posiciona o estado como referência no compartilhamento seguro e padronizado de informações.
Todas as soluções tecnológicas podem ser acessadas no portal inovacao.saude.go.gov.br, que reúne as iniciativas de saúde digital desenvolvidas pela SES-GO.


