Com a entrada de Turvelândia e Mossâmedes, o Estado de Goiás passou a contar com 99 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta criada pelos governos estadual e federal para fortalecer o desenvolvimento do setor no país.
A atualização, feita em outubro pelo Ministério do Turismo, reconhece cidades que cumprem critérios como ter um órgão responsável pela área, destinar recursos no orçamento e manter um Conselho Municipal de Turismo ativo.
Turvelândia, localizada na Região Agroecológica, se destaca pela agenda de eventos e festividades, que movimenta o turismo local. Já Mossâmedes, na Região do Ouro, reúne atrações naturais e culturais, como a Reserva Biológica da UFG, áreas de vegetação endêmica, a areia da Serra Dourada usada nas obras da artista Goiandira do Couto, além da Igreja São José, do século 18, e do histórico local da Pedra Goiana.
Segundo o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, a ampliação do Mapa representa um avanço para todo o estado.
“A cada novo município inserido, fortalecemos o turismo regional e criamos mais oportunidades de investimento, geração de renda e valorização das pequenas iniciativas ligadas ao setor”, destacou.
Leia Mais: Prefeitura de Goiânia concede até 99% de desconto em dívidas durante o Refis 2025
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok
O turismólogo Luciano Guimarães, da Goiás Turismo, explica que o Mapa ajuda a organizar o setor e direcionar investimentos.
“Mais do que aumentar números, estamos consolidando um planejamento estratégico que valoriza a identidade de cada região. Mossâmedes e Turvelândia agora ganham mais visibilidade e acesso a políticas públicas específicas”, afirmou.
Atualmente, Goiás tem 99 cidades distribuídas em 12 regiões turísticas:
- Chapada dos Veadeiros
- Chapada das Emas
- Estrada de Ferro
- Águas Quentes
- Encantos do Planalto Central
- Ouro
- Negócios e Tradições
- Lagos do Paranaíba
- Agroecológica
- Terra Ronca
- Vale da Serra da Mesa
- Vale do Araguaia
- Com isso, o estado se consolida como um dos principais polos turísticos do Centro-Oeste, reforçando seu potencial em natureza, cultura e negócios.


