A Prefeitura de Goiânia assinou nesta terça-feira (9) um termo de cooperação técnica com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O acordo torna a capital goiana a primeira cidade do país a estabelecer uma parceria voltada ao compartilhamento de dados para o combate à criminalidade.
Com a medida, haverá troca de informações entre a PRF e a Guarda Civil Metropolitana (GCM), permitindo que Goiânia utilize dados nacionais para reforçar a segurança local.
A cerimônia aconteceu no gabinete do prefeito Sandro Mabel e contou com a presença do superintendente da PRF em Goiás, Evandro Dalton, do chefe de gabinete da PRF, Renato Castro, do procurador-geral do município, Wandir Allan, do secretário de Infraestrutura Urbana, Francisco Lacerda, do secretário particular, Ariel Viveiros, e do comandante da GCM, Gustavo Toledo.
Leia Mais: Bombeiros combatem incêndio em loja de colchões no Setor Central de Goiânia
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Integração para combater crimes
Durante a assinatura, o prefeito destacou a importância da parceria:
“Estamos firmando um convênio importantíssimo que vai permitir a troca de informações entre a PRF e a nossa Guarda Civil Metropolitana. Com essa integração, vamos ter acesso a dados e ocorrências em todo o país, o que fortalece o combate a roubos, furtos e assaltos. Goiânia não pode conviver com a criminalidade e, por isso, estamos investindo em ações que tragam mais segurança à população”, afirmou Mabel.
O superintendente da PRF em Goiás ressaltou o pioneirismo da iniciativa:
“A PRF tem buscado, em âmbito nacional, firmar cooperações com municípios. Goiânia é a primeira cidade a aderir, e acreditamos que essa iniciativa vai trazer mais segurança à sociedade. A Guarda Municipal terá um papel fundamental no uso dessas ferramentas e não temos dúvida de que os frutos dessa integração serão fantásticos”, disse Evandro Dalton.
Já o comandante da GCM, Gustavo Toledo, explicou como a parceria vai mudar a rotina da corporação:
“Um veículo roubado em outro estado, por exemplo, poderá ser identificado em tempo real ao entrar em Goiânia, permitindo uma resposta imediata. Esse acesso qualifica nossa atuação e aumenta a proteção da população. É uma conquista importante, fruto da determinação do prefeito Sandro Mabel em ampliar os mecanismos de segurança na cidade”.

Pioneirismo nacional
O modelo de integração inaugurado em Goiânia deve servir de exemplo para outros municípios brasileiros, reforçando o papel da tecnologia e do compartilhamento de dados como ferramentas essenciais no combate à criminalidade.