A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), divulgou o balanço da Operação Calçada Segura, realizada ao longo de novembro com foco na proteção ao pedestre e no uso correto das calçadas — áreas destinadas exclusivamente à circulação de pessoas, mas frequentemente ocupadas de forma irregular por veículos.
Durante o mês, as equipes de fiscalização removeram 40 veículos estacionados sobre o passeio público e registraram mais de 3 mil autuações por irregularidades. Os agentes aplicaram 2.803 multas por estacionar na calçada e 197 por transitar com o veículo sobre o passeio. Eles também registraram 95 autuações por estacionar em frente à guia rebaixada destinada a garagens e 39 por parar sobre a calçada.
O gerente de Fiscalização da SET, Eduardo Mariano, afirma que o balanço reforça a necessidade de respeito ao pedestre. “Todos nós somos pedestres em algum momento do dia. A calçada é um espaço de quem anda a pé e não pode, nem por um minuto, ser tomada por um veículo. Quando o motorista estaciona ali, obriga a pessoa a caminhar pela rua, arriscando a própria vida”, alerta.
Leia Mais: Santos, Internacional e outros três clubes disputam sobrevivência na última rodada do Brasileirão 2025
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Pontos mais críticos
Segundo Mariano, a Avenida 87 foi um dos pontos mais críticos identificados na operação, especialmente em frente a uma clínica médica. “Toda a extensão da calçada está danificada porque muitos motoristas insistem em estacionar sobre o passeio, sem respeitar sequer o ponto de ônibus e o elevado fluxo de pedestres”, aponta.
Já o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, destaca que ações como essa reforçam a construção de um trânsito mais humano e seguro. Ele lembra que a fiscalização segue diariamente em todas as regiões da capital, com apoio do videomonitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO) e do Centro Operacional de Trânsito (COT).
A população pode denunciar irregularidades pelo WhatsApp da SET: (62) 3524-4620.


