20.8 C
Goiânia
quinta-feira, 1, janeiro 2026

Goiânia registra redução de 47% nos casos de dengue em 2025

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A capital goiana encerrou o ano de 2025 com uma redução significativa nos índices de dengue. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o município registrou uma queda de 47,2% no número de casos confirmados em comparação ao ano anterior. O recuo é atribuído a uma força-tarefa que realizou mais de 2,3 milhões de vistorias em residências e empresas ao longo do ano.

De acordo com o Boletim Epidemiológico Arboviroses de dezembro, foram contabilizados 28.427 casos de dengue em 2025, contra os 50.508 registrados no mesmo período de 2024. O número de óbitos também apresentou queda, passando de 81 para 34 mortes confirmadas pela dengue.

Fiscalização contra a dengue

O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, ressalta que a estratégia de combate permaneceu mesmo durante os meses de seca. “O trabalho dos agentes de combate a endemias, com a vistoria de residências e empresas, e orientação da população, é fundamental para evitar a proliferação do mosquito e reduzir o avanço da dengue”, afirmou o gestor.

O painel de controle antivetorial da SMS detalha o alcance das ações em 2025:

  • Focos localizados: 30.890 criadouros encontrados em 21.624 imóveis.
  • Vistorias compulsórias: Agentes acessaram 1.017 imóveis abandonados ou fechados.
  • Fiscalização: Foram lavrados 75.952 autos de infração devido à presença de focos ou negligência com a limpeza.

Tecnologia e armadilhas

Além das visitas, a pasta investiu em inteligência epidemiológica com o monitoramento de oviposição. Tal estratégia utiliza dispositivos que permitem mapear as áreas com maior infestação de mosquitos. Na Região Noroeste, área historicamente crítica, a SMS instalou mil armadilhas para interrupção do ciclo de reprodução do Aedes aegypti.

A Prefeitura reforça que, apesar dos números positivos, a população deve manter os cuidados básicos, como a eliminação de recipientes que acumulem água, especialmente com a chegada do período chuvoso. Tais cuidados reduzem ainda mais os riscos de contaminação com a dengue.

Leia Mais: Equatorial Goiás alerta para riscos de fogos de artifício próximos à rede elétrica

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -