A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia divulgou, nesta quinta-feira (20), o boletim epidemiológico com atualizações sobre o monitoramento da dengue na cidade. De acordo com a SMS, Goiânia registrou 5.712 casos de dengue nas primeiras 11 semanas de 2025.
O secretário da SMS, Luiz Pellizzer, ressaltou a importância da colaboração da população no combate à doença. “O avanço da dengue só pode ser contido com o compromisso de todos. Portanto, pedimos que cada pessoa dedique 10 minutos por semana para avaliar detalhadamente o imóvel e eliminar fontes de água parada”, afirmou.
A Prefeitura tem trabalhado ativamente para combater a dengue. A ação inclui a visitação de agentes de combate a endemias em mais de 90% dos imóveis residenciais, manutenção de armadilhas para captura do mosquito, limpeza intensificada de áreas urbanas e estruturação da rede de saúde para atender os pacientes. “O envolvimento de cada cidadão é essencial para evitar uma situação ainda mais grave”, reforçou o secretário.
Cuidados e Prevenção
Para prevenir o agravamento da situação, a SMS orienta a população a manter a água das vasilhas de animais de estimação limpa. Além disso, é fundamental cobrir piscinas quando não estiverem em uso, usar repelentes e instalar telas de proteção em janelas e ralos. Também é necessário verificar objetos no quintal, como pneus, garrafas, baldes e lixeiras, que podem acumular água. Além disso, é preciso verificar as calhas e telhas.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Operação em Goiânia interdita três bares no Setor Marista por irregularidades
Vacinação contra a Dengue
A vacina contra a dengue está disponível em várias unidades de saúde de Goiânia, incluindo os Centros de Saúde (CS) Vila Boa, Urias Magalhães, São Judas Tadeu, Guanabara I, Cândida de Morais, Jardim Curitiba I, Jardim Primavera, entre outros, além da Faculdade de Nutrição da UFG.
A SMS reforça que o controle da dengue depende do empenho coletivo, e que as ações de prevenção são a principal forma de combater a doença.