A frota de ônibus de Goiânia passará por uma renovação completa, com a adição de 300 novos veículos, totalizando 1,5 mil unidades. O secretário-geral de Governo de Goiás, Adriano Rocha Lima, confirmou a informação. Além disso, a modernização dos terminais já está em andamento. Nesse sentido, cinco terminais do Eixo Anhanguera estão previstos para ser entregues até dezembro, exceto o de Senador Canedo.
Segundo o secretário, todos os novos ônibus terão ar-condicionado e funcionarão com diesel, eletricidade ou biometano. Ele destacou que a ampliação da frota busca melhorar tanto a qualidade quanto a oferta do transporte público.
A renovação também inclui a modernização de terminais e pontos de ônibus. “Vamos reformar, substituir ou acrescentar 7 mil pontos de parada na Região Metropolitana de Goiânia”, afirmou Adriano. Além disso, a criação de novas linhas ocorrerá, e, conforme um estudo operacional detalhado, os trajetos existentes poderão ser ajustados.
Foco na sustentabilidade
Para reduzir a emissão de gases do efeito estufa, a nova frota contará com 62 ônibus elétricos, um número menor do que os 150 inicialmente previstos. Esse corte ocorreu devido ao alto custo e à poluição gerada pelo descarte das baterias. Como alternativa, o biometano ganhou destaque, uma vez que a tecnologia dos motores a gás natural é nacional e, além disso, sua produção ocorre dentro do estado. Portanto, essa alternativa se apresenta como uma solução mais sustentável e viável.
Os demais ônibus serão movidos a diesel no padrão Euro 6, que emite menos poluentes do que modelos anteriores.
O investimento total da renovação da frota está estimado em R$ 2 bilhões, com a maior parte proveniente de recursos privados e uma parcela financiada pelo poder público, dentro da política de descarbonização.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Prefeitura de Goiânia retira 25 toneladas de lixo do Rio Meia Ponte
Prazos e entregas
Até o fim de 2024, cerca de 900 ônibus da nova frota deverão estar em circulação. O restante, aproximadamente 600 veículos, será entregue no primeiro semestre de 2025, garantindo a conclusão do projeto ainda neste ano.