28.8 C
Goiânia
terça-feira, 4, novembro 2025

Goiânia passa a enviar alertas de emergência em tempo real durante o período chuvoso 

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Defesa Civil Municipal, anunciou que passará a enviar alertas de emergência diretamente para os celulares de moradores que estiverem próximos a áreas de risco de tempestades e alagamentos. 

A ferramenta utiliza a tecnologia Cell Broadcast (CBS), sistema de transmissão que permite o envio de mensagens de emergência em tempo real para todos os aparelhos dentro de uma área geográfica delimitada. O alerta chega mesmo com o celular no modo silencioso e não exige aplicativo ou desbloqueio da tela.

Segundo o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Robledo Mendonça, o sistema busca garantir orientações imediatas à população para reduzir riscos e salvar vidas.

“Esse novo sistema vai permitir que as pessoas que estiverem em áreas de risco recebam automaticamente um alerta no celular. A tela será bloqueada com mensagem sonora e vibratória, além de orientações sobre como proceder. É um avanço que salva vidas”, destacou Robledo. 

Leia Mais: Vereador Anselmo Pereira critica falhas no plano diretor e defende reestruturação do IMAS em entrevista à Rádio Bandeirantes Goiânia

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Monitoramento reforçado 

Além da nova tecnologia de alertas, Goiânia recebeu em outubro 15 novos pluviômetros. Com isso, a cidade passou a contar com 25 equipamentos de monitoramento das chuvas.

“A cada 10 minutos o pluviômetro emite a informação de quanto está chovendo em determinada região, e a gente já toma as providências necessárias”, explicou o coordenador. 

Segundo o Cimehgo, os novos equipamentos atenderão diversos bairros de Goiânia, entre eles Alto da Glória, Leste Vila Nova, Vila Mutirão, Parque Atheneu e Aeroporto.

“Teremos uma boa cobertura da cidade e, assim, poderemos definir melhor as ações de resposta e o direcionamento das equipes”, completou Robledo Mendonça. 

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -