Goiânia alerta sobre combate à dengue no período chuvoso

Data:

Com a chegada do período chuvoso na capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância em Zoonoses, alerta a população sobre a importância de manter ações rotineiras de combate ao mosquito da Dengue.  

Os agentes de endemias estão realizando as visitas domiciliares sem entrar nas residências por causa dos protocolos da Covid-19. Mas eles fazem o trabalho de orientação aos moradores sobre como cuidar do interior dos seus imóveis no combate o Aedes Aegypti.

De acordo com Izaías Ferreira, do Departamento de Zoonoses, são atitudes simples que  controlam a proliferação do mosquito. “Orientamos sempre que as pessoas devem manter limpos os ralos, calhas, piscinas e caixas d’água, além de não deixar água nos pratinhos das plantas e retirar do quintal tudo que possa acumular água. Bastam alguns minutinhos por dia para que os criadouros sejam eliminados”, enfatiza.

A Vigilância em Zoonoses também realiza, dentro do programa de combate à dengue, o projeto de “Disseminadoras de Larvicidas” que consiste em colocar um recipiente com tecido preto impregnado de larvicida em regiões estratégicas de importância epidemiológica e entomológica. Em Goiânia eles estão localizados nas regiões Leste, Norte, Oeste e Noroeste.

Ao pousarem nessas superfícies, as fêmeas ficam impregnadas com partículas de larvicidas e acabam levando o produto para outros criadores e, com isso, matam larvas e pupas, inclusive em criadouros que muitas vezes não poderiam ser localizados pela população e pela equipes de vigilância.

Outras ações também são realizadas, como o bloqueio de casos com bomba costal motorizada e visitas estratégicas em ferros velhos, borracharias e floriculturas.

Balanço

Em 2019 a dengue matou 17 pessoas em Goiânia. Em 2020 foram notificados o total de 16.132 casos e três óbitos, sendo que em 2021 já foram notificados 222 casos, mas nenhum óbito  foi confirmado até o momento.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Candidato ao Senado pelo PRD, Gustavo Mendanha defende mandato de 12 anos para ministros do STF em sabatina

Candidato do PRD afirma que recebeu compromisso de Daniel Vilela e Ronaldo Caiado em 2023 e lamenta falta de diálogo com Gracinha na disputa por uma vaga ao Senado

UEG abre inscrições para Medicina em Itumbiara com 30 vagas

Curso é gratuito, terá ingresso no primeiro semestre de 2027 e recebe inscrições até 5 de outubro; provas serão aplicadas em Goiânia, Itumbiara e Anápolis

Goiás registra maior número de novas empresas para agosto desde 2022

Estado abriu 17.637 novos negócios no mês, alta de 14,3% em relação a agosto de 2025; Goiânia liderou os registros entre os municípios

UEG oferece 4,3 mil vagas em 35 cursos de graduação para 2027

Vestibular 2027/1 tem inscrições abertas até 21 de setembro e oferece cursos gratuitos e presenciais em 32 cidades de Goiás