Ferramentas tecnológicas auxiliam Secretaria de Saúde na batalha contra Aedes aegypti

Data:

A Secretaria Saúde de Goiás (SES-GO) utiliza a tecnologia para combater a proliferação do Aedes aegypti, agente transmissor da dengue, Zika e chikungunya. Entre as ferramentas usadas estão sistemas com informações em tempo real e para monitoramento dos focos do mosquito. Segundo a SES, o uso delas facilita a tomada de decisão dos gestores estaduais e municipais.

Para Marcello Rosa, coordenador de Vigilância e Controle Ambiental de Vetores da SES-GO, o uso de tecnologias no controle do Aedes representa um salto de pelo menos um século e meio na história da saúde pública em Goiás. As informações sobre a dengue, acessíveis a todos, estão disponíveis no Boletim Epidemiológico, divulgado semanalmente às quintas-feiras no Portal da Secretaria.

Já Murilo do Carmo, coordenador de Vigilância de dengue, Zika e chikungunya, diz que o informativo possibilita ao gestor e à comunidade acompanharem a tendência e a evolução da doença nos municípios. “Ao informar se a região está com alta incidência de dengue, o boletim permite às autoridades locais adotarem medidas de controle ambiental dos criadouros do mosquito”, afirma. O informativo também traz dados sobre óbitos e os tipos de vírus detectados.

Para facilitar a navegação pelos dados, o boletim possui abas, dividindo as informações por categorias. Uma das abas dá acesso a outro informativo on-line sobre Zika e chikungunya. Um terceiro link leva à página do Sistema Integrado de Monitoramento do Aedes Zero (Simaz), que permite a localização de focos do mosquito em tempo real.

Visão macro

O Simaz possibilita uma visão macro dos municípios, fornecendo informações como, por exemplo, regiões com maior nível de infestação, inclusive por quadra. Por meio do Simaz são acompanhados os números de imóveis visitados, trabalhados, com foco, com visitas recusadas, com visitas recuperadas e também as porcentagens de imóveis trabalhados, fechados, com foco e visitas recusadas.

Desenvolvido por técnicos da SES-GO, o Simaz contou ainda com orientação técnica da coordenação de Vigilância e Controle Ambiental de Vetores e apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. Em 2018, o sistema foi premiado no HDI Expogov Brasília como a melhor iniciativa governamental em TI do Brasil, sendo descrito como sistema de combate à dengue por georreferenciamento.

Inteligência Artificial

Outra ferramenta de inovações proposto SES-GO foi o Arbo, um aplicativo que usa conceitos de Inteligência Artificial. A ferramenta analisa os dados de cada município goiano e compara o número de casos notificados em determinada semana com os registros históricos dos anos anteriores. Quando existe uma situação diferente da normalmente esperada, a ferramenta emite um alerta pelo Telegram para as equipes da SES-GO e do Corpo de Bombeiros responsáveis pelas ações de combate ao Aedes.

Semanalmente, o Arbo envia notificações sobre os municípios que podem ter incidência classificada como “Alto Risco” nas próximas semanas. Também comunica os resultados dos exames de isolamento viral (tipos 1, 2, 3 ou 4) por município, realizados pelo Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO).

Os técnicos dos municípios, do nível central e das Regionais de Saúde da SES-GO recebem as mensagens e também podem buscar outros dados sobre uma cidade em específico a qualquer momento. Ao ser acionado, o Arbo emite, em segundos, um gráfico comparando os casos notificados no ano atual, em relação ao histórico desde 2010 e, ainda, informa três indicadores: incidência (baixo, médio ou alto risco), casos notificados nas últimas quatro semanas e infestação predial do mês anterior.

Leia mais:

Reforma no Hemocentro será lançada nesta quarta-feira

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Com aporte de R$ 92,4 milhões, Prefeitura de Goiânia inicia nova etapa de expansão do BRT Norte-Sul

A Prefeitura de Goiânia iniciou, nesta terça-feira (14), as...

Goiás passa a emitir declaração eletrônica para transporte de bens sem nota fiscal 

A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 10.951, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na última quinta-feira (9)

Hospital Dona Iris amplia cirurgias ginecológicas com nova torre de videolaparoscopia em Goiânia

Além da nova torre, o hospital recebeu um aparelho de anestesia, monitor multiparamétrico, equipamento de ultrassonografia e uma nova mesa cirúrgica

França e Espanha disputam primeira vaga na final da Copa do Mundo 2026 nesta terça-feira

França e Espanha entram em campo nesta terça-feira (14)...