Faixas exclusivas para motos ajudam reduzir conflitos no trânsito

A chamada sinalização "motobox" busca retirar motocicletas do meio dos carros durante a espera semafórica

0

Desde o início do ano, a Prefeitura de Goiânia vem reforçando a sinalização de trânsito vertical e horizontal por toda cidade. Uma delas é a conhecida faixa “motobox”, sinalização exclusiva para condutores de motos. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), o objetivo é retirar motocicletas do meio dos carros durante a espera semafórica e, assim, reduzir os conflitos envolvendo os veículos de duas rodas.

De acordo com relatório da SMM, Goiânia deve receber 125 novas faixas exclusivas para motos. Boa parte dessas sinalizações foram incluídas no asfalto novo que a Prefeitura vem substituindo por toda cidade. Todo o serviço já estava previsto no orçamento da administração municipal.

O secretário de Mobilidade de Goiânia, Horácio Melo, reforça que a instalação do “motobox” é uma oportunidade de mostrar respeito aos mais frágeis no trânsito, que segundo ele são os motociclistas, ciclistas e pedestres. “Vamos reforçar essas campanhas no nosso Maio Amarelo. Queremos mostrar à população a necessidade do respeito ao próximo no trânsito”, destacou.

Dados

Segundo o último levantamento feito pelo Mapa da Motorização Individual no Brasil, Observatório das Metrópoles Coordenação Nacional, Goiânia continua ocupando o topo do ranking de motorização por motos, com cerca de 18.4 veículos para cada 100 habitantes. De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), circulam na capital cerca de 246 mil motocicletas.