A Temporada Mais Araguaia 2025 começou com novidades importantes. Entre elas, o lançamento da inédita Expedição Araguaia, iniciativa coordenada pela Goiás Turismo, que percorre o rio em cinco barcos com o objetivo de levantar dados sobre o perfil dos visitantes e a dinâmica do turismo na região. A ação reúne turismólogos, jornalistas, biólogo, fotógrafos e pesquisadores do Observatório do Turismo, além de equipes de apoio e logística.
A proposta é compreender melhor quem são os turistas que acampam nas praias e os que se hospedam em Aruanã e Luiz Alves. A coordenadora de pesquisa Amanda Alves Borges reforça a importância do trabalho: “Levantamentos como esse são essenciais para orientar o planejamento turístico e desenvolver políticas públicas mais eficazes. O diferencial desta edição está no olhar ampliado sobre o Araguaia, que inclui também a vivência nos acampamentos”, explica.
Roteiro da expedição
A jornada tem início à meia-noite do dia 10 de julho, em Goiânia. Já no dia 11, a equipe chega a Aruanã. No dia seguinte, segue para Cangas, depois passa por Cocalinho (13), Travessão (14), Viúva (15), Bandeirantes (16 e 17) e Luiz Alves (18 e 19). Durante a temporada, os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) funcionarão em Aruanã e Luiz Alves, oferecendo informações e orientações aos visitantes.
Leia Mais: Comércio varejista em Goiás cresce por 18 meses seguidos e tem melhor desempenho desde 2013
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Turismo que gera renda
Além de fomentar o turismo, a temporada movimenta a economia dos municípios ribeirinhos. Comunidades locais atuam como guias, cozinheiros, artesãos, comerciantes e gerenciam ranchos, aproveitando a alta demanda da época para aumentar sua renda. O Governo de Goiás investe em ações culturais, capacitação e infraestrutura com o objetivo de atrair mais turistas e ampliar os ganhos para os moradores.
Segundo o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, a Temporada Mais Araguaia representa a união de esforços entre várias pastas do Governo estadual. “Com a liderança do governador Ronaldo Caiado, conseguimos unir estrutura, qualificação e lazer para oferecer uma experiência completa ao visitante. Isso movimenta a economia e gera empregos nas cidades ribeirinhas. A Expedição Araguaia é um passo fundamental para conhecermos melhor o público e aprimorarmos nossas políticas públicas”, afirmou.
Expectativa de público e parceiros
A temporada deve atrair cerca de 1 milhão de turistas, principalmente de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Os destinos mais procurados são Aruanã, Aragarças, Britânia, São Miguel do Araguaia, Nova Crixás e Montes Claros.
O Mais Araguaia 2025 reúne diversos órgãos estaduais. A GoiásFomento, por exemplo, participa da expedição ao lado da Goiás Turismo, oferecendo linhas de crédito a empreendedores da região. Há opções com taxa zero para financiamentos de até R$ 5 mil, além de condições facilitadas para valores maiores, com juros reduzidos e prazos estendidos.
Outras secretarias também participam, como a de Esporte e Lazer, do Meio Ambiente e da Retomada, levando oficinas esportivas, ações de conscientização ambiental, shows musicais e qualificação profissional, tornando a temporada ainda mais atrativa e estruturada para o visitante.