Neste mês, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou um aumento na verba de repasse aos clubes da Série B no contrato das placas de publicidade. Antes, as equipes recebiam um valor total de R $11 milhões. Com o novo acordo, passarão a receber R $24 milhões já neste ano, que será dividido entre as 20 agremiações. Os especialistas analisam a valorização da competição como produto e os motivos para este aumento da quantia que será repassada aos times.
“Essa mudança de valores é reflexo do prestígio e da audiência gerada pela competição e ratifica que a Série B, hoje, vale mais do que valia antes”, afirma Armênio Neto, especialista em geração de receitas na indústria esportiva. Neste ano, segundo o executivo, um fator que colabora para a visibilidade e atratividade do campeonato é a presença de clubes gigantes do futebol brasileiro, como Cruzeiro, Grêmio, Vasco da Gama, entre outros.
No futebol goiano, quem também será beneficiado com a nova medida, será o Vila Nova, único clube do estado de Goiás na competição. Sob a presidência de Hugo Jorge Bravo, o Tigre vem encontrando dificuldades em campo, nos resultados, e alguns problemas na parte financeira. Estes serão amenizados com o aumento de verba, como destacou o presidente para nossa reportagem:
“O valor do repasse das placas de publicidade aumentou cerca de R$500 mil reais em relação ao que era antes e esse dinheiro é passado para o clube em 8 parcelas. Aqui no Vila, vamos usar essa verba para o pagamento dos salários dos funcionários do clube e para acordos trabalhistas.” Frisou, Hugo.
Para Renê Salviano, CEO da agência de marketing esportivo Heatmap e com vasta experiência em captação de patrocínios e projetos especiais em esportes, esses times expressivos no país, com torcidas de massa, trazem um brilho especial para a edição.
“Sabemos da importância de qualquer aumento em linhas de receitas dos clubes, ainda mais em valores tão importantes como esses. Com certeza a presença de grandes times fazem diferença, e junto a isto, uma possibilidade de valorização melhor na venda de ativos, principalmente os que têm exibição nas transmissões como as placas de publicidade”, acrescenta.
Na reunião da CBF, com clubes e federações, também ficou definido que o acordo com a empresa Brax prevê um repasse ainda maior para o ano seguinte, de R $27 milhões. E em em 2024, R $ 30 milhões.
O presidente do Novorizontino, Genilson Santos, comemorou o incremento no valor das placas. “Foi uma vitória da CBF juntamente com os clubes. Nós ficamos muito satisfeitos porque é um ganho significativo, que ajudará nos cofres da agremiação. Esse dinheiro, em sua maioria, será investido na própria estrutura e organização financeira do Tigre”, comemora Genilson Santos, presidente do Novorizontino.