Escola municipal de Goiânia promove projeto artístico-cultural com lendas do folclore brasileiro

Data:

Os estudantes do 3º ano da Escola Municipal Marechal Ribas Júnior, localizada na Vila Redenção, participam do projeto “A Lenda do Boi Festival Parintins”, que integra conteúdos de história, geografia, língua portuguesa, artes e matemática, além de explorar o folclore brasileiro. Crianças entre 9 e 10 anos realizam leituras, contações de histórias, assistem a vídeos, produzem textos, confeccionam painéis e criam fantasias com retalhos de tecido, em encontros realizados todas as quintas-feiras na escola.

O principal objetivo do projeto é incentivar o conhecimento das manifestações culturais populares regionais, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades previstas no currículo escolar, por meio de atividades multidisciplinares. Além disso, a iniciativa valoriza a cultura local e sua relevância histórica.

A professora responsável, Rosimeire dos Santos Leão, destaca os resultados obtidos até o momento:
“Aproveitamos as lendas folclóricas para desenvolver diversas ações educativas. O projeto surgiu do interesse da turma e tem sido um sucesso, promovendo aprendizado, criatividade e valorização da cultura popular de maneira divertida e envolvente. As crianças demonstraram mais interesse por história e geografia, e também têm trabalhado matemática ao manipular os retalhos para as fantasias.”

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.

Leia Mais: Comurg intensifica limpeza em córregos de Goiânia e retira até 500 kg de lixo por dia

Apresentação na festa junina

O projeto culminará com uma apresentação de dança na abertura da festa junina da escola. A festa está marcada para 7 de junho, às 7h. Cerca de 50 crianças envolvidas representarão a lenda do Boi de Parintins e outras lendas estudadas. Para isso, elas usarão fantasias feitas pelos próprios alunos.

Segundo a coordenadora do projeto, os estudantes estão bastante empolgados com a apresentação: “Eles ensaiam com muita atenção e todos colaboram na confecção das fantasias. O projeto promove não só o aprendizado de conteúdos, mas também o desenvolvimento dos potenciais artísticos das crianças.”

Lucas Freitas
Lucas Freitas
Jornalista formado pela UNIFASAM - Centro Universitário Sul-Americano. Profissional apaixonado em entretenimento, cinemas, teatro, futebol e musicas. Jornalista por amor.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Procon Itinerante leva atendimento gratuito ao interior de Goiás

O Governo de Goiás lançou o projeto Procon Itinerante...

Esporte e cultura urbana movimentam o Centro de Goiânia neste sábado

O Viva Goiânia terá uma programação dedicada ao esporte...

Preparativos do Natal do Bem geram empregos e movimentam a economia de Goiânia

A montagem da estrutura para a edição de 2026 mobiliza aproximadamente 100 profissionais de diferentes áreas

Goiânia terá parque de 110 mil m², maior que o Vaca Brava, na Região Norte

Goiânia deve ganhar um novo parque com área prevista...