31.8 C
Goiânia
terça-feira, 19, agosto 2025
spot_img

Em Aparecida de Goiânia, pacientes do HMAP recebem visita de cavalos no projeto Terapia Assistida com Animais

Duas éguas da Cavalaria da Polícia Militar estiveram no gramado externo do hospital

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP), recebeu as éguas Luziânia e Mara Rosa, do Regimento de Cavalaria da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), para mais uma sessão de Terapia Assistida com Animais. Crianças da pediatria e adultos em cuidados paliativos participaram de dinâmicas lúdicas que visam melhorar a experiência dos pacientes. Para tanto, a equipe multiprofissional da unidade, que tem gestão da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, foi cuidadosamente treinada e recebe apoio de voluntários da Ativida Equoterapia.

As crianças brincam com os cavalos e, quando sentem vontade, montam e aproveitam a andadura deles para movimentar o corpo, fazer exercícios com os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, além de relaxar, alongar e, do alto, compartilhar sentimentos e emoções. A terapia assistida por cavalos também auxilia os adultos em cuidados paliativos a sair da rotina, resgatar memórias e sentir bem-estar. A atividade matutina não terminou com a saída das duas éguas do hospital. À tarde, a equipe de psicologia da unidade acompanhou os pacientes ajudando no processamento das lembranças e sentimentos despertados pelos equinos.

Os fisioterapeutas Yago da Costa e Uélida Alvarenga, juntamente com a terapeuta ocupacional Karoline Lazzarotto, todos da equipe que cuida da Terapia Assistida com Animais no HMAP, acompanharam o processo, que dessa vez teve a participação de 9 pacientes, 4 crianças e 5 adultos. A iniciativa segue protocolos de segurança e os cavalos estão sempre com os exames em dia.

Durante as atividades, os sargentos da cavalaria Vilmar Moura e Hugo Leonardo, experientes na lida com os animais, conduziram as éguas Luziânia e Mara Rosa, ambas mestiças de raça Crioula e de pelagens alazã e preta. As duas atuam no policiamento nas ruas de Goiânia e cativaram os pacientes com sua beleza e docilidade.

Leia mais: Bolsa Família; veja onde solicitar benefício em Aparecida de Goiânia

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -