Eleição de Conselheiros Tutelares vai até às 17h deste domingo

0
Foto: Secom Aparecida

Brasileiros de todas as regiões votam desde às 9h deste domingo, 6, para escolher os representantes dos conselhos tutelares em todo o país. Cerca de 30 mil conselheiros deverão ser eleitos para atuar em 5.956 conselhos que funcionam em  todo o território nacional.

A votação para escolha dos novos conselheiros não é obrigatória e a votação vai até as 17h. No momento da votação, o cidadão deverá apresentar título de eleitor e documento de identidade original com foto, ou o aplicativo e-título, da Justiça Eleitoral. Podem votar eleitores cadastrados nos tribunais regionais eleitorais até 14 de junho deste ano.

Em Goiás, haverá votação em todos os 246 municípios do Estado). No total são 2.700 candidatos, sendo 69,04% candidatas do sexo feminino e 30,96% do sexo masculino.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, 138 municípios goianos  solicitaram a disponibilização das urnas eletrônicas para o dia da votação, os demais 108 municípios utilizarão urnas de lona. No total serão 1320 urnas eletrônicas para 400 locais de votação.

Goiânia

A eleição em Goiânia vai escolher 30 conselheiros. Eles serão distribuídos nas regiões Centro-Sul, Norte, Leste, Oeste, Noroeste e Campinas. Serão eleitos cinco conselheiros por cada região.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é quem estabelece as atribuições aos conselhos tutelares, como “representar contra a violação de direitos” de crianças e adolescentes.

Os eleitos deste domingo tomam posse em janeiro de 2020 para um mandato de quatro anos. Pela primeira vez, serão permitidas a reeleição e a recondução de conselheiros.

Leia mais:

Pelos “relevantes serviços prestados ao Brasil”, Bolsonaro deve receber Título de Cidadão Goiano

Prefeitura vai custear iluminação em rodovia de Aparecida de Goiânia