Dia Nacional da Saúde: Goiás alerta para importância da prevenção

Data:

Em atenção ao Dia Nacional da Saúde no Brasil, comemorado dia 5 de agosto, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) trabalha pelo fortalecimento da assistência à saúde básica. A conscientização sobre a importância da prevenção e atenção primária é fundamental no cenário em que 20% dos brasileiros são diagnosticados com hipertensão (10% sendo diabéticos) e o envelhecimento da população segue ritmo crescente. 

“Os serviços de saúde prestados pelos municípios são essenciais para prevenir doenças e evitar futuras complicações, especialmente em enfermidades fáceis de se diagnosticar, como diabetes”, ressaltou o secretário Sérgio Vêncio.

Médico endocrinologista, ele destacou que existem cerca de 700 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo, sendo que 50% não sabem que possuem a doença e são diagnosticadas quando já ocorreram complicações. Por isso, como explica, apenas 15% dos recursos destinados ao tratamento de diabetes é para prevenção – consulta e exames – e 85% são destinados ao tratamento de complicações. 

“Nosso desafio é que as pessoas se cuidem e por isso é preciso esse alerta para que elas procurem o posto de saúde, façam o seu exame de diabetes o quanto antes, e caso estejam com a glicose alterada, realizem o tratamento adequado”, alertou Sérgio Vêncio.

Apesar da atenção primária ser de responsabilidade dos municípios, o Estado fortalece essa área com a regionalização, pelas policlínicas e pelo Centro de Especialidade de Atenção em Diabetes, do Hospital Alberto Rassi (HGG).

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Alisson é preservado em treino decisivo da Seleção antes de duelo contra a Escócia

O goleiro Alisson Becker foi a principal ausência no...

Operário impõe ritmo, goleia o Goiás na Serrinha e mantém sequência ruim do Esmeraldino na Série B

Time paranaense é eficiente nos contra-ataques, constrói 3 a 0 ainda no primeiro tempo e consolida vitória em Goiânia

CRAC vence Tombense e Goiatuba empata com Brasiliense na abertura da 2ª fase da Série D

Times goianos largam de forma diferente no mata-mata da competição nacional: Leão do Sul vence em Catalão, enquanto Azulão segura empate fora de casa e perde pênalti no fim

Tenista goiana Thaís Severo é destaque com três medalhas em torneio internacional paralímpico

Mesatenista goiana se destaca no ITTF Para Future 2026 com prata no individual e ouro nas duplas femininas