Dia D de Vacinação contra gripe tem atendimento por drive-thru neste sábado (23)

0
Foto: Claudivino Antunes / SMS

A Secretaria Estadual da Saúde (SES-GO), em parceria com as secretarias municipais de Saúde, realizam neste sábado (23) o ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe. Para evitar aglomerações durante a pandemia de covid-19, em Goiânia e Aparecida, haverá serviço de drive-thru para atender a população.

Dados preliminares da SES-GO apontaram que menos de 70% do público-alvo da Campanha de Vacinação foi imunizado em Goiás. A dose é importante para imunizar contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B, que podem levar à Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Durante a campanha, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza as doses das vacinas para crianças a partir de 6 meses a 5 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas, indígenas, pessoas com idade superior a 55 anos e idosos, pessoas com deficiência, professores, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, forças de segurança e salvamento, trabalhadores do transporte coletivo e portuários e pessoas com doenças crônicas.

Para a SES-GO, a maioria das cidades deve aderir ao sistema de vacinação sugerido pela SES-GO no dia ‘D’ de mobilização. A Campanha de Imunização contra a Influenza segue até o dia 5 de junho.

Goiânia

Em Goiânia, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estarão disponíveis 53 postos de vacinação e mais quatro pontos de drive thru para imunização de adultos. Crianças serão vacinadas somente nas unidades de saúde, uma vez que há dificuldade de mobilização delas dentro dos carros e por conta da necessidade de atualização da caderneta de rotina.

Pessoas de todos os grupos prioritários que ainda não se vacinaram nas etapas já realizadas poderão se vacinar. São quatro pontos de drive-thru, instalados nos shoppings Plaza D’oro, Flamboyant Passeio das Águas e no Detran.

O Município alerta que a vacina não está liberada para a população geral, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Além disso, no mesmo dia, também ocorre a vacinação contra o sarampo para pessoas de 20 a 49 anos de idade.

Aparecida

Em Aparecida de Goiânia, o Dia D Contra a Influenza também atenderá todos os grupos de risco e terá 5 postos drive-thru.

A ação será realizada das 9h às 17h, em 10 postos de atendimento, sendo 5 na modalidade drive-thru. Todos devem apresentar documentação que comprove serem do grupo prioritário.

Assim como em Goiânia, crianças deverão ser atendidas apenas nos postos fixos.

Drive-Thrus de aparecida:

APARECIDA SHOPPING – Avenida Independência, Setor Serra Dourada

GARAVELO SHOPPING – Acesso pela Rua 09, Bairro Cardoso

POSTO TITAN – Avenida W 03, acesso pela rua X-26, Santa Luzia

PRAÇA DA RUA 05 – próximo ao supermercado Barão, Setor Tiradentes

IGREJA ESPERANÇA – entrada principal Av. Bartolomeu Bueno esquina com Avenida das Mangueiras, Jardim Mont Serrat

Postos fixos em Aparecida:

PARQUE DA FAMÍLIA – Avenida Independência, Setor Village Garavelo

GARAGEM da UBS SANTA LUZIA – Av. W 05, Santa Luzia

IGREJA ESPERANÇA – entrada GARAGEM Av. Bartolomeu Bueno esquina com Avenida das Mangueiras, Jardim Mont Serrat

GARAGEM da UBS TIRADENTES – Av. 8, Jardim Tiradentes, Aparecida de Goiânia.

EMPÓRIO GARAVELO (ao lado do Garavelo Shopping), Rua 09, Bairro Cardoso

Leia mais:

Goiás registra 10 mortes por coronavírus em 24 horas