Neste sábado, 30, ocorre em todo o Brasil o Dia D da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A meta em Goiás é vacinar, 95% do público alvo dessa etapa: adultos com idade entre 20 a 29 anos.
A população estimada para a campanha no estado é 128.640 pessoas. Dados preliminares indicam que já foram administradas 5.294 doses no público-alvo. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), a procura pela vacina ainda é baixa.
A gerente de imunização da SES-GO, Clarice Carvalho, explica que a campanha tem o objetivo de manter elevada a cobertura vacinal contra o sarampo, a fim de interromper a circulação do vírus e proteger os grupos mais acometidos pela doença no País. “A prioridade foi para o grupo de 20 a 29 anos de idade, pois o número de casos confirmados nessa faixa etária é expressivo”, esclarece.
Neste ano já foram confirmados no Brasil, 11.896 casos de sarampo, com 15 mortes (14 no em São Paulo e um em Pernambuco). Seis óbitos ocorreram em menores de 1 ano de idade.
Em Goiás foram notificados 190 casos suspeitos em 50 municípios. Desses, 146 foram descartados, 5 confirmados e 39 segue em investigação.
Goiânia
Em Goiânia, a abertura da campanha será no Centro Municipal de Vacinação, no Setor Pedro Ludovico, a partir das 8 horas.
Além do público alvo, a população de seis meses a 49 anos de idade, público selecionado pelo Ministério da Saúde para tomar a vacina contra sarampo, poderá receber a dose de acordo com a situação vacinal encontrada. A gerência de imunização de Goiânia ressalta que não será administrada dose extra em nenhuma pessoa da faixa etária.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), durante a primeira semana desta etapa (de 18 a 25 de novembro), foram administradas, no total, 4.085 doses da vacina tríplice viral. Em pessoas de 20 a 29 anos foram administradas até o momento, 1.500 doses da vacina.
Postos de vacinação
A vacina estará disponível em 67 postos de vacinação da capital que vão funcionar de 8 horas às 17 horas, sem interrupção do atendimento. Além das unidades públicas de saúde, haverá vacinação no Shopping Passeio das Águas.
Leia mais:
Falta de vacinas prejudica campanha contra o sarampo em Goiânia