O Consórcio Sonda, representado pela corretora Planner, foi o vencedor do leilão do programa Goiás de Fibra, realizado nesta segunda-feira (19), na sede da B3, em São Paulo. A iniciativa, promovida pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria-Geral de Governo (SGG), busca ampliar a conectividade dos órgãos públicos estaduais e promover inclusão digital, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Estado.
Com proposta superior a R$ 494 milhões, a empresa será responsável pela implantação e operação de uma rede de telecomunicações de alta capacidade, fornecendo transporte de dados, voz e Wi-Fi, além de equipamentos, licenças, segurança, treinamentos e mão de obra qualificada.

Inclusão digital e desenvolvimento regional
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, destacou o impacto social da iniciativa. “Com o Goiás de Fibra, estamos atendendo à necessidade de tirar do isolamento digital populações inteiras da região Norte e Nordeste de Goiás. Muito mais do que um projeto tecnológico, é uma ação de inclusão e redução de desigualdades sociais”, afirmou.
Já o vice-presidente da Sonda Brasil, Rivaldo Ferreira, reforçou o compromisso da empresa com o projeto. “Participar de uma iniciativa com esse grau de importância e desafio é motivo de orgulho para a Sonda. Podem contar conosco para entregar um serviço de excelência ao Estado de Goiás”, disse.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Parque Aquático de Goiânia passa por reforma e será reaberto para competições oficiais

Conexão em larga escala
O edital da primeira etapa do programa prevê a conexão por fibra óptica de 125 municípios, incluindo cidades das regiões Norte, Nordeste, Região Metropolitana de Goiânia e o Entorno do Distrito Federal. O investimento total do projeto é de R$ 500 milhões ao longo de cinco anos.
Somente nesta fase inicial, o Governo de Goiás pretende instalar pelo menos 2,3 mil pontos de conectividade em escolas, hospitais, delegacias e demais órgãos públicos. Ao final, o Estado terá uma infraestrutura moderna e veloz para transmitir dados. Isso trará avanços importantes em áreas como educação, saúde e segurança pública.