Com vacinas podendo ser aplicadas na íntegra, municípios imunizam idosos na faixa dos 70 anos

Os estados não precisarão mais reservar metade do lote para garantir a aplicação da segunda dose. Com isso, grande parte dos municípios goianos já chega na faixa-etária de vacinação em idosos com 70 anos ou mais.

0
Vacina Ronaldo Caiado
Ao todo, Goiás já recebeu 2.066.830 milhões de doses. (Foto: Secom Goiás)

O Ministério da Saúde anunciou no último sábado (20), que todas as cinco milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 desta última remessa enviada aos estados e municípios, poderão ser aplicadas na íntegra para primeira dose. Os estados não precisarão mais reservar metade do lote para garantir a aplicação da segunda dose. Com isso, grande parte dos municípios goianos já chega na faixa-etária de vacinação em idosos com 70 anos ou mais. A expectativa é romper essa faixa nos próximos dias.

Goiás recebeu no último domingo (21), mais 129,100 doses de imunizantes. Destes, são 13.500 de Astrazeneca e 115.600 de Coronavac. As vacinas já estão sendo distribuídas aos 246 municípios goianos. O governo acredita que algumas cidades vão conseguir aplicar a primeira dose em pessoas de 65 anos, conforme a quantidade da população idosa dos municípios.

Goiânia

Nesta segunda e terça-feira (22 e 23), Goiânia realiza a aplicação de vacinas em idosos com 72 anos ou mais. Além disso, idosos com 80 anos ou mais podem receber a segunda dose da CoronaVac. A imunização ocorre em sete escolas municipais, além de três pontos de drive-thru, das 8h às 17h. A vacinação na capital acontece sem a necessidade de agendamento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, é possível que ainda nesta semana, a vacinação chegue em idosos com 70 anos ou mais. Nesta segunda-feira (22), será aplicada a primeira dose em idosos de 72 anos ou mais com as iniciais dos nomes de A a J e na terça-feira (23), em idosos da mesma faixa com as iniciais dos nomes de K a Z;

Aparecida de Goiânia

Já em Aparecida de Goiânia, a vacinação em idosos com 70 anos ou mais, vem ocorrendo desde a última sexta-feira (19). De acordo com SMS de Aparecida, já foram aplicadas 36.271 doses no município. Destas, 26.151 foram para primeira dose e 10.120 foram destinadas à segunda dose da vacina.

Ao todo, já foram aplicadas 17.162 vacinas em profissionais de saúde, 18.013 em idosos com idade acima de 70 anos e 739 idosos acamados. Idosos deficientes institucionalizados que tomaram as duas doses da vacina somam 357.  Para se vacinar, é necessário levar um documento de identidade, CPF ou Cartão SUS e o comprovante de endereço. A vacina poderá ser aplicada em sete pontos da cidade.

Nos pontos drive-thru, a vacinação ocorre durante toda a semana, das 8 às 19h, sem necessidade de agendamento. Já nas cinco unidades de Saúde onde a vacinação também ocorre, é necessário fazer o agendamento pelo app “Saúde Aparecida” ou pelo site da prefeitura.

Anápolis

Anápolis já vacina idosos com 70 anos ou mais. Nesta semana, a vacinação ocorrerá todos os dias da semana. Para receber o imunizante, os anapolinos devem se cadastrar no app Zap da Saúde. A vacinação acontece em 7 pontos fixos espalhados pela cidade, das 8h às 16h. São eles: Unidades de Saúde do JK, Anexo Itamaraty e Conjunto Filostro Machado; Banco de Leite; CMTT; Ginásio Internacional Newton de Faria; e Ginásio da UniEvangélica.

Nesta segunda e terça-feira (22 e 23), serão vacinados idosos com 73 anos ou mais. Também nesta terça e quarta-feira (23 e 24), é a vez de idosos com 72 anos. Quarta e quinta-feira (24 e 25), idosos com 71 anos podem receber um imunizante e por fim, na quinta e sexta-feira (25 e 26), idosos na faixa dos 70 anos poderão ser vacinados.

Senador Canedo

Em Senador Canedo, a vacinação também ocorre em idosos com 70 anos ou mais. De acordo com a Saúde, 5.372 pessoas já foram vacinadas com a primeira dose da vacina, e outras 2.128 receberam a segunda dose do imunizante, totalizando 7.500 doses aplicadas no Município. Entre os vacinados estão os profissionais da saúde na linha de frente da pandemia, idosos e deficientes físicos institucionalizados, idosos acamados e pessoas com mais de 70 anos.

Trindade

Trindade vacinou na última sexta-feira (19), idosos na faixa dos 73 anos ou mais. Na capital da fé, a aplicação dos imunizantes ocorre no Parque Lara Guimarães, com estrutura para receber quem deseja ir a pé e por meio do drive-thru. É obrigatória a apresentação de CPF, documento com foto e comprovante de endereço.


Leia mais: Em vídeo, prefeitos do entorno anunciam adoção ao decreto do Governo de Goiás