A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), montou força-tarefa para evitar o rompimento de uma barragem, em Goianésia. Além da prefeitura e dos técnicos da Semad, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão no local para análises e acompanhamento da estrutura.
Localizada no curso do Córrego Pescados, no perímetro urbano de Goianésia, a represa foi isolada e as equipes da força-tarefa abriram um vertedouro para auxiliar no escoamento da água. Isso porque o extravasor estava em sua capacidade máxima, mas o volume de água supera o volume prudencial. O trabalho é realizado em parceria com a Usina Jalles Machado.
As análises iniciais já afastaram a chance de rompimento da estrutura. Apesar disso, a estrutura que está sob monitoramento é considerada de alto risco, mas com baixo potencial de dano.
A represa possui área de 2,8 hectares e um volume de 67.909,82 m³. A Semad já notificou o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, órgão do Ministério do Desenvolvimento Regional, e a Agência Nacional de Águas. Sendo assim, os órgãos também acompanham os trabalhos da força-tarefa.
Previsão do tempo
Nesta sexta-feira, 7, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para região. Isso significa que pode haver chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, além de grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.
Leia mais:
Praça do Cruzeiro será interditada para obras do BRT por 15 dias