A Vigilância Sanitária de Goiânia tem um papel essencial na proteção da saúde pública e na segurança da população. O órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atua tanto na fiscalização de estabelecimentos quanto na orientação de profissionais e cidadãos sobre boas práticas sanitárias.
Em entrevista à Rádio Bandeirantes Goiânia, concedida à jornalista Rayane Novais, a auditora fiscal de saúde pública e diretora da Vigilância Sanitária de Goiânia, Francinez Linhares, explicou a importância do trabalho realizado pelo setor.
“A Vigilância Sanitária é um órgão ligado à Secretaria da Saúde. A gente visa a saúde pública e somos um órgão de regulação e de fiscalização. Vamos aos locais com o intuito de minimizar riscos à população. Nosso olhar é crítico e de procurar problemas, sim, mas sempre pensando no bem maior da população”, destacou Francinez.
Além das inspeções de rotina, a Vigilância também é responsável por receber denúncias de irregularidades, emitir alvarás sanitários e promover ações de educação em saúde, que ajudam a prevenir doenças e garantir ambientes mais seguros para todos.
Leia Mais: Mulher coloca fogo no marido dentro de casa em Goiânia; vítima está em estado grave
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/u/g/urAKSNSeSww8jo5ytelA/app-24-horas.jpeg)
Principal canal para denúncias
A diretora explicou ainda que o principal canal para denúncias é o aplicativo Prefeitura 24 horas, que permite ao cidadão relatar situações de risco sanitário de forma prática e sigilosa.
“A melhor maneira de denunciar, e a mais fácil, é pelo aplicativo Prefeitura 24 horas. Além de permitir anexar fotos e endereços, o denunciante pode explicar o motivo da denúncia. Tudo é feito de forma anônima. O aplicativo preserva a identidade da pessoa e gera um protocolo para que ela possa acompanhar o andamento do caso”, explicou Francinez Linhares.
Com a ferramenta, a população pode contribuir diretamente para a melhoria das condições sanitárias da cidade, garantindo mais segurança e qualidade de vida para todos os goianienses.


