Três minutos mudaram o destino do Flamengo na tarde deste sábado(23). Com um gol aos 43 e outro aos 46 do segundo tempo, o time Rubro-Negro virou o jogo contra o River Plate, no estádio Munumental de Lima, no Peru, e conquista o bicampeonato da Libertadores. O Rubro-negro volta a conquistar a América após 38 anos.
O Flamengo perdia para o River Plate até aos 43 minutos. Gabigol aproveitou cruzamento de Arrascaeta e mandou a bola para fundo do gol. Nos acréscimos, o artilheiro aproveitou falha da zaga argentina e decretou a virada. Com essa grande atuação, Gabigol foi eleito o melhor jogador da partida.
O jogo
Na primeira etapa, o Flamengo jogou muito a baixo do que vem apresentando nesta temporada de 2019. A partida até que começou equilibrada, mas o gol do time argentino em falha da defesa quebrou o estilo de jogo do time brasileiro. Na realidade o rubro-negro praticamente não jogou nos 45 minutos iniciais, se limitou a chegar na área adversária em jogadas de bola parada e sofreu justamente com uma de suas armas: a intensidade e a pressão na saída de bola dos argentinos.
Na etapa complementar, o Flamengo criou sua primeira possibilidade de gol aos 11 minutos: Bruno Henrique eleito o craque na competição, invadiu a área pela linha de fundo e tocou para o meio, Arrascaeta desperdiçou, a defesa bloqueou o chute de Gabigol, e Everton Ribeiro parou em Armani. O técnico Jorge Jesus em seguida teve que substituir o meia Gerson, que se machucou e deu lugar a Diego, que entrou bem. O Flamengo seguiu em cima e tive outra oportunidade em um combo de Arrascaeta, Gabigol e Everton Ribeiro aos 30.
O River mesmo no sistema defensivo mostrava que não estava morto com Palacios, que quase fez o segundo. E quando tudo parecia perdido, Gabigol apareceu no jogo para fazer dois gols, um aos 43 e outro aos 46, para virar o jogo e dar o título para o Brasil. O artilheiro ainda foi expulso junto com Palacios, mas nada que estragasse o seu dia de herói.
FLAMENGO-BRA 2 X 1 RIVER PLATE-ARG
Local: Estádio Monumental, em Lima (Peru)
Data: 23 de novembro de 2019
(Sábado)
Horário: 17h(de Brasília)
Árbitro: Roberto Tobar (Chile)
Assistentes: Christian Schiemann
(Chile) e Claudio Rios (Chile)
Cartões Amarelos: Pablo Marí,
Rafinha (Fla); Milton Casco, Matías Suárez, Enzo Pérez (River)
Cartões Vermelhos: Gabigol (Fla);
Palacios (River)
Gols:
FLAMENGO: Gabigol, aos 43 e aos 46
min do 2º tempo
RIVER PLATE: Rafael Borré, aos 14 min
do 1º tempo
FLAMENGO: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Mari e
Filipe Luís; Willian Arão (Vitinho), Gerson (Diego), De Arrascaeta (Piris da
Motta) e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol
Técnico: Jorge Jesus
RIVER PLATE: Franco Armani, Gonzalo Montiel, Martínez Quarta,
Javier Pinola e Milton Casco (Paulo Díaz); Enzo Pérez, Nacho Fernández (Julián
Álvarez), Exequiel Palacios e De la Cruz; Rafael Borré (Lucas Pratto) e Matías
Suárez
Técnico: Marcelo Gallardo