São 27 casas de idosos que ficam em seis cidades de Goiás. A testagem deve ser feita em aproximadamente 2 mil pessoas, entre idosos e funcionários. O trabalho é parceria firmada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), o Governo de Goiás conseguiu da Fundação de um banco particular testagem da Covid-19. Os testes aplicados fazem parte de ação para a prevenção da Covid-19 em instituições que abrigam idosos, população que faz parte do grupo de risco do coronavírus.
Na primeira etapa da parceria, foram doados pelo banco máscaras, protetores de acrílico, sabonete líquido, luvas, coletes, aventais, álcool em gel, termômetros para medição de temperatura e oxímetros, num custo de aproximadamente R$ 30 mil.
As 27 Ilpis também receberam doação de kits compostos por tablet, máquina de lavar, secadora, aparelho celular, rádio e TV. Os equipamentos de prevenção recebidos também serão utilizados nas ações combate à pandemia do novo coronavírus, dentro das medidas tomadas pelo Governo de Goiás para conter seu avanço. Além de monitorar a saúde dos moradores, eles vão servir para higienização, comunicação e entretenimento neste momento em que as visitas estão suspensas nas Ilpis.
As entregas dos equipamentos foram feitas pelas equipes da Seds, acompanhadas dos profissionais de saúde responsáveis pelos testes nas 27 Ilpis, nos municípios de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Luziânia, Rio Verde e Santa Helena.
Secretária da Seds, Lúcia Vânia explica que o Banco Itaú, em solidariedade à sociedade brasileira nesse período de pandemia, desenvolve, dentro das diversas ações sociais, esta que tem como foco a população idosa que integra o grupo de risco.
Com informações da Assessoria de Imprensa da SED