31.8 C
Goiânia
quarta-feira, 19, fevereiro 2025
- Anúncio -

Caiado inicia colaboração com a Índia para impulsionar produção de alimentos

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A construção de uma nova parceria bilateral para avançar na produção de alimentos foi o ponto central da reunião entre o governador Ronaldo Caiado e o ministro de Estado da Agricultura e Bem-Estar da Índia, Bhagirath Choudhary, em Nova Delhi, nesta sexta-feira (14/2). “O objetivo dessa viagem é para construirmos essa parceria na segurança alimentar”, ressaltou o governador que liderou uma comitiva composta por empresários e representantes do setor agropecuário goiano.

Caiado abriu o diálogo com os representantes do governo indiano, visando acordos para impulsionar o desenvolvimento do agronegócio, alcançar estabilidade de preços e viabilizar acesso a novas tecnologias. “É importante essa troca de informações em relação aos avanços obtidos por meio das pesquisas que realizamos em Goiás e as pesquisas realizadas na Índia”.

“Nós queremos fazer uma colaboração para combater a pobreza e a fome. Queremos progresso nessa área”, afirmou o ministro Bhagirath Choudhary. Ele enalteceu o empenho do governo estadual em dar suporte aos produtores e favorecer a população. “A gente agradece o esforço do governo e dos dois países que visam o bem-estar do nosso povo, centralizando o nosso foco”, afirmou o ministro. 

O secretário adjunto do ministério indiano, Ajeet Kumar Sahu, destacou o sucesso da produção agrícola indiana, ao citar que o país asiático tem 3 mil startups trabalhando na área de agricultura, 77 universidades com programas e 731 cientistas na área, com aplicativos e institutos de aplicação de tecnologias. “A Índia tem objetivos para produzir uma agricultura sustentável e com mais lucro. A nossa meta é aumentar a renda dos produtores”, disse. 

Já o titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo, apontou os pontos de interesse mútuos, entre eles, reduzir os custos de produção, potencializar a sustentabilidade ambiental na agricultura e diminuir a interdependência entre os parceiros comerciais. “A Índia também é um importante polo de utilização dos bioinsumos. E da mesma forma, Goiás também é o estado detentor do maior banco de microrganismo com potencial de utilização na agricultura”, pontuou.

O avanço mútuo foi enfatizado pelo presidente da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), José Carlos Garrote de Souza. “Nosso objetivo aqui é buscar parceria e desenvolver intercâmbio comercial”, frisou. Ele convidou os representantes indianos para uma visita para conhecer a dinâmica e organização da produção rural goiana, uma das maiores do mundo e destacou o protagonismo brasileiro. “É um setor de destaque no Brasil hoje. Somos o maior exportador do mundo e exportamos para mais de 170 países”, destacou.

“Grande parte do estado de Goiás é representado pelo agronegócio, por isso nós temos muito interesse em cooperar e construir uma via de mão dupla entre Brasil e Índia para que possamos alavancar cada vez mais o setor”, acrescentou o presidente do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás/ Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faeg/Senar), Zé Mário Schreiner. 

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -