O Brasil registrou neste sábado (27) o segundo maior número de mortes causadas pela covid-19. Em 24 horas foram 3.368 óbitos. Na sexta-feira o número havia chegado a 3.600. Pela terceira vez na última semana, o País superou a marca de 3 mil mortes por coronavírus notificadas em um único dia. Nos últimos sete dias, o Brasil teve 17.838 pessoas mortas pelo novo coronavírus, recorde desde o início da pandemia.
O número de novas infecções notificadas foi de 81.909. No total, o Brasil tem 310.694 mortos e 12.489.232 casos da doença, a segunda nação com mais registros, atrás apenas dos Estados Unidos. Em março, o País se tornou o líder no mundo de novos casos e óbitos, o que evidencia o agravamento da pandemia. A média móvel desta semana é de 618 mortes.
A país tem visto o colapso de várias redes hospitalares, com morte de pacientes na fila por leito e falta de remédios para intubação. Governadores e prefeitos têm recorrido a restrições ao comércio e até ao “lockdown” para frear o vírus. Já o presidente Jair Bolsonaro continua como forte crítico das medidas de isolamento social, recomendadas por especialistas, e afirma temer efeitos negativos na economia.