Equipe do Corpo de Bombeiros Militares de Goiás (CBM-GO) foi acionada neste sábado (19) para uma ocorrência de busca e salvamento de vítimas de uma enchente devido à forte chuva, no Conjunto Caiçara, em Goiânia. O local estava alagado, com aproximadamente 1,20m de altura de água.
Com poio da Guarda Civil Metropolitana (GCM),as vítimas foram retiradas de suas casas e encaminhadas para residência de conhecidos e para abrigos pela GCM. Nas residências mais distantes foi necessário a utilização de embarcações para que as vítimas pudessem ser encaminhadas para local seguro. As vítimas foram retiradas sem ferimentos e as que recusaram sair do local foram orientadas sobre os riscos.
Animais resgatados
Bombeiros militares, da guarnição náutica em Goiânia, também realizaram o resgate de quatro cachorros que estavam ilhados, devido às fortes chuvas, no Setor Novo Mundo.
O Rio Meia Ponte transbordou alagando um viveiro da prefeitura de Goiânia. Os trabalhadores conseguiram sair e acionaram os bombeiros para resgate dos animais.
Os militares utilizaram embarcações para que os animais pudessem ser encaminhados para local seguro. Os cachorros foram entregues aos proprietários sem ferimentos.
Monitoramento em Goiás
Os bombeiros da Cidade de Goiás também realizam monitoramento e isolamento de área alagada, próximo ao Hospital São Pedro de Alcântara. Devido as fortes chuvas, durante a madrugada e no decorrer do dia, com precipitações de 65,8mm de chuva acumulada, houve elevação do nível do Rio Vermelho.
Na manhã deste sábado, O Sistema de Meteorologia do Estado de Goiás – SIMEHGO aferiu o nível do rio, medindo, 78 cm de volume. Às 15h, com nova medição, o nível passou para 272 cm, ocasionado o Rio Vermelho à sair da calha.
Por volta das 17h, com a diminuição das chuvas, o Rio, voltou ao normal. Segundo as equipes, não houve danos materiais, desabrigados ou desalojados.
Leia mais: Prefeitura interdita ponte no Vale do Araguaia por causa de rompimento causado pelas chuvas