O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) enviou neste domingo (26), equipes especializadas em operações de salvamento em desastres e mergulho autônomo, para apoiar o Corpo de Bombeiros da Bahia. O estado nordestino enfrenta enchentes e alagamentos que deixaram mais 70 municípios em situação de emergência, devido ao grande volume de precipitações hídricas.
De acordo com a assessoria de imprensa da corporação, a missão foi autorizada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) e o Comandante-geral do CBMGO, Coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos. O número de municípios em situação de emergência subiu de 25 para 72 conforme decreto publicado pela Defesa Civil da Bahia, neste domingo. A Operação SOS Bahia conta com oito militares.
Desabrigados
O número de desabrigados por causa das enchentes na Bahia já supera 16 mil pessoas, de acordo com os dados da Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia). As fortes chuvas que castigaram as regiões sul e sudeste do estado deixaram ainda 19.580 desalojados, dois desaparecidos e 18 mortos.
São 72 municípios em situação de emergência reconhecida pelo governo do estado. Desse total, 58 cidades estão também em situação de crise por causa das enchentes. Foram registrados 286 feridos e a população afetada é estimada em 430.869 pessoas.
Leia mais: Apesar de cratera às margens da GO-118, Goinfra libera passagem apenas para veículos de passeio