20.8 C
Goiânia
terça-feira, 7, dezembro 2021
- Anúncio -

Bolsonaro diz ter ‘vontade’ de privatizar a Petrobras

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (14) que tem vontade de privatizar a Petrobrás. A estatal também foi alvo de críticas do presidente da Câmara dos Deputados sobre o preço do gás de cozinha. Arthur Lira disse que os deputados podem ir ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para acabar como o monopólio da companhia no refino do GLP.

Bolsonaro destacou que vai conversar com a equipe econômica para ver o que pode ser feito sobre a estatal. Em entrevista à rádio Novas de Paz, de Pernambuco, o chefe do Executivo deu a declaração alegando que recebe a culpa por todos os aumentos dos preços nos últimos meses, como por exemplo, do gás de cozinha.

De acordo com o presidente, como o Brasil precisa importar o combustível, “seria bom se todo mundo ajudasse a economizar combustível, aí você iria obrigar os caras a rever o que está acontecendo, ajudaria bastante”. Para lidar com o problema da crise hídrica no País, ele já havia pedido a seus apoiadores que desligassem um ponto de luz em suas casas para poupar energia elétrica.

Diante da pressões sobre o aumento da inflação no País, Bolsonaro voltou a responsabilizar os governadores por parte do alto preço do gás de cozinha e dos combustíveis. “Essas verdades é que doem”, afirmou. No entanto, reconheceu que os governadores não podem zerar o ICMS. “Mas a cobrança do ICMS não pode ser feita com um percentual em cima do preço da bomba.”

O preço dos combustíveis é composto pelas fatias da Petrobras, da distribuição e revenda, pelo custo do etanol anidro, no caso da gasolina, e do biodiesel, no caso no óleo diesel, e ainda pelo ICMS, cobrado dos Estados, e pelo tributos federais Cide e PIS/Pasep e Cofins. No período de 3 a 9 de outubro, a fatia da Petrobras correspondia a 33,6% do preço da gasolina e a 54% do preço do litro do diesel, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -