Atlético é campeão goiano 2019

0
Atlético conquista 14º título estadual, encerrando jejum de cinco anos (Foto: Lucas Nogueira)
Atlético conquista 14º título estadual, encerrando jejum de cinco anos (Foto: Lucas Nogueira)

Vencedor do primeiro confronto da decisão do Campeonato Goiano por 3 a 0 , o Atlético venceu mais uma vez o Goiás na tarde deste domingo, 21, no Estádio Olímpico , em Goiânia, e sagrou-se campeão goiano de 2019. Desta vez, Matheuzinho marcou o único gol da vitória atleticana já no finalzinho da partida.

De acordo com o regulamento do Goianão, o Atlético poderia perder por até dois gols de diferença que ficaria com a taça. Ao Goiás restava vencer por três para decidir nos pênaltis ou quatro  de diferença para ser campão.

Mesmo com a vantagem, o Dragão não se acomodou em campo, ao contrário, criou boas oportunidades e no finalzinho marcou o último gol do Goianão 2019. Do outro lado, o Verdão também criou algumas oportunidades, mas o ataque alviverde não estava em uma tarde inspirada.

O Jogo

Precisando vencer por três gols de diferença , para decidir o título nos pênaltis, ou quatro para ser campeão, o Goiás foi quem chegou primeiro ao ataque. Logo , aos três minutos, Léo Sena arriscou de fora da área, assustando  o goleiro atleticano.

O Atlético assustou o esmeraldino, aos nove, quando Gilsinho cruzou da esquerda.  O zagueiro Yago tentou tirar e acabou mandando contra o próprio gol. Já, aos 25, o Goiás teve boa oportunidade em cobrança de falta após Léo Sena ser derrubado na entrada da área. Rafael Vaz cobrou, mas mandou longe do gol.

Aos 32, o Goiás chegou mais uma vez com perigo. Brandão passou por dois defensores e chutou forte, obrigando o goleiro Kozlinski a fazer uma grande defesa.

Jogando contra o tempo, o Goiás também ofereceu perigo à defesa atleticana, aos 46, quando Michael cruzou forte, mas o goleiro rubronegro mandou para linha de fundo.

No segundo tempo, quem começou melhor foi o Atlético. Com um minuto de jogo, André Luís recebeu dentro da área e chutou, ma Sidão estava atendo e defendeu, afastando  o perigo atleticano.

Pouco depois, aos três, o Goiás perdeu mais uma oportunidade quando a defesa do Atlético saiu jogando errado, mas o ataque esmeraldino se atrapalhou, não conseguindo finalizar para o gol.

A tensão dentro de campo, que já era grande, aumentou quando, aos cinco minutos,  Gilvan , Lucas Rocha e Rafael Vaz se chocaram na tentativa de um cabeceio. O zagueiro Lucas Rocha foi atendido dentro de campo e levado pelos Bombeiros ao Hospital Neurológico de Goiânia.

Passado o susto, o Goiás quase abriu o placar, aos 15, após Kozlinski fazer grande defesa e Pedro Bambu tirar em cima da linha.

Do outro lado, o Dragão que estava garantindo o título com a vitória de 3 a 0 na primeira partida, não queria saber do regulamento e quase balançou as redes , aos 27, após Sidão sair mal do gol e Gilvan cabecear para fora.

Mesmo precisando de fazer ao menos três golas, o Goiás continuava lutando. Giovanni Augusto cobrou falta, aos 33, colocando a bola rente à trave. Logo depois, foi a vez de Barci arriscar mais um chute cruzado e perder mais uma oportunidade.

Já no finalzinho, aos 51, Sidão salvou o esmeraldino após chute de Mike que entrou na área e arriscou. Em seguida, quem desperdiçou a chance de marcar para o Dragão foi André Luís.

Quem não perdeu a chance de balançar as redes e antecipar ainda mais a festa atleticana foi Matheuzinho. Aos 55, ele recebeu de André Luíz e bateu cruzando, colocando a bola no fundo das redes esmeraldina, decretando o fim do campeonato e o título do Atlético.

A festa rubronegra começou ali mesmo no gramado do Estádio Olímpico com a comemoração de jogadores e dirigentes do time atleticano, que antes de levantarem o troféu, fizeram uma oração e dedicaram a conquista aos zagueiro Lucas Rocha que deixou a partida em uma ambulância do Corpo de Bombeiros.

A conquista encerra um jejum de cinco anos. O Atlético havia conquistado o Goianão pela última vez em 2014. Agora, o Dragão coleciona 14 estaduais, se igualando ao Goiânia.

Atlético campeão goiano 2019 !