21.8 C
Goiânia
terça-feira, 23, abril 2024
- Anúncio -

Aruanã sedia primeiro Campeonato de Pesca Esportiva no Rio Araguaia

Primeira etapa do evento movimenta turismo na região até outubro

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), abre, neste sábado (9), o campeonato de pesca esportiva “Gigantes do Araguaia, no município de Aruanã. Com largada marcada para às 7h30, saindo do “Porto dos Índios”, a primeira edição da temporada deve movimentar o turismo da região do Vale do Araguaia. O evento segue até outubro passando também por Bandeirantes (distrito de Nova Crixás) e Luiz Alves (distrito de São Miguel do Araguaia.

O campeonato conta com mais de 60 equipes de diferentes regiões do país. Todo o torneio somará o montante de R$ 600 mil em prêmios. Os trabalhos iniciaram, nesta sexta-feira (08/03), com ações sociais junto à comunidade local. A equipe do evento realizou palestras sobre a importância da modalidade “pesque e solte” para preservação das espécies e do meio ambiente e explicou como denunciar casos de pesca predatória.

Já no sábado, durante todo o dia, as equipes percorrem o rio Araguaia com o objetivo de fisgar o maior peixe da competição. Após gravar a medição da espécie, a equipe deve devolver o peixe para o rio. Às 18h, quando retornarem da pescaria, os participantes vão validar os vídeos. A programação segue durante a noite, na Praça da Matriz, com premiação, shows de artistas locais e cerimônia de abertura do Gigantes do Araguaia.

Para o governador Ronaldo Caiado, o valor investido no torneio fomenta o turismo de pesca da região e possibilita mais oportunidades de emprego e renda para os guias e o trade turístico local. “Com isso, haverá melhores condições de vida para as pessoas que moram nas regiões ribeirinhas”.

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o Governo de Goiás quer transformar o estado em um dos três melhores destinos de pesca esportiva no Brasil. “Já somos referência no País e o objetivo é nos posicionar com mais força neste mercado. Em março, estaremos, pela segunda vez, na maior feira do segmento da América Latina, em São Paulo, a Pesca Trade Show”, informou.

Além do Gigantes do Araguaia, o Governo de Goiás é patrocinador do Circuito Goiano de Pesca Esportiva, em Três Ranchos, Alexânia, Catalão, Niquelândia, Buriti Alegre, Luziânia e São Simão. Além disso, duas competições destinadas às mulheres vão receber incentivos do Estado, o Tucuna Queen, nos dias 4 de maio e 21 de setembro, em Três Ranchos, e o Encontro de Pescadoras, no Distrito de Luiz Alves, com data a ser definida.

Leia mais:Prefeitura de Aparecida de Goiânia lança 42ª edição do Mutirão de serviços nesta segunda-feira (11)

- Anúncio -
Array
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -