24.8 C
Goiânia
sexta-feira, 22, novembro 2024
- Anúncio -

Após China, presidente Lula chega aos Emirados Árabes

O petista se encontrou -- antes, ainda na China -- com o presidente Xi Jinping e também com outras autoridades chinesas

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Após viagem oficial à China — durante dois dias –, o presidente Lula da Silva (PT) desembarcou neste sábado (15), nos Emirados Árabes, onde tem um encontro com o presidente Mohammed bin Zayed Al Nahyan em Abu Dhabi.

A comitiva do chefe do Executivo brasileiro chegou a Abu Dhabi por volta das 7h (horário de Brasília). O petista se encontrou — antes, ainda na China — com o presidente Xi Jinping e também com outras autoridades chinesas.

Neste sábado (15) foi registrada a terceira visita de um presidente brasileiro aos Emirados Árabes Unidos. Em 2003, primeiro ano do governo Lula, em seu primeiro mandato, o petista viajou àquele país; depois, o presidente Jair Bolsonaro (PL) também esteve lá e, agora, novamente Lula busca novas parcerias com aquela nação.

Segundo informações do governo brasileiro, os Emirados Árabes Unidos estão entre os três principais parceiros comerciais do Brasil no Oriente Médio. Em 2022, o comércio bilateral alcançou US$ 5,7 bilhões, aumento de 74% em relação a 2021, com superávit brasileiro de US$ 739 milhões.

O destaque da troca comercial fica por conta do agronegócio, que responde por quase 60% da pauta de exportações brasileiras ao país.

Essa viagem de Lula causou polêmica porque foi interpretada como uma guinada política do petista em prol da China, buscando, assim, afastar-se dos EUA. Lula, contudo, nega qualquer tipo de óbice do governo federal em relação à política estadunidense.

China e EUA disputam a dianteira da política internacional, os dois países estão em busca de protagonismo no mundo, o que acaba causando divisões entre outros países que se sentem desconfortados com esse comportamento.


Leia mais: Às pressas, primeiro-ministro do Japão é retirado de evento após explosão

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -