O cenário político em São Simão é incerto após decisão desta quarta (10) do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) que determinou a realização de novas eleições no município para a prefeitura.
O vice-prefeito Fábio Capanema (PP) assumiu o Executivo depois que o prefeito Francisco Assis (PSDB) fora cassado, em 25 de outubro, pela Câmara Municipal de Vereadores.
Em 28 de julho, Francisco de Assis chegou a ser preso após denúncias de crimes sexuais. Uma mãe de uma suposta vítima, menor de idade, descobriu mensagens de cunho sexual no celular do filho trocadas com o prefeito, segundo ela.
A decisão de agora, do TRE-GO, diz que Fábio Capanema foi condenado por improbidade administrativa, por esta razão ele deve ser afastado da prefeitura.
A despeito das decisões contra prefeito e vice, outra eleição ainda não foi anunciada, o que deve ocorrer nos próximos dias.
A defesa de Francisco de Assis vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O advogado Juberto Jubé sustenta a tese de que a condenação deveria ser apenas do vice, portanto apenas Capanema deveria ser cassado.
Leia mais: Prefeitura de Goiânia autoriza funcionamento da Feira Hippie também às sextas-feiras