A partir desta segunda-feira (27), a Prefeitura de Aparecida de Goiânia inicia um “arrastão” nos bairros com mais casos ativos confirmados da Covid-19 na cidade. Os agentes farão de casa em casa uma busca ativa para localizar pessoas com sintomas da infecção e encaminhá-las para a testagem com o exame RT-PCR na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
O objetivo é fazer o diagnóstico precoce, e, assim, poder evitar o agravamento dos casos e até mortes causadas pela doença. Os agentes de combate a endemias (ACE’s) e agentes comunitários de saúde (ACS’s) farão as visitas até a sexta-feira (32).
De acordo com o prefeito Gustavo Mendanha, as atividades iniciarão no Setor Independência Mansões, com a participação de 20 ACS’s, e, na quarta-feira (29), os trabalhos devem ser no Buriti Sereno, o maior bairro da cidade. Estima-se que 8 mil imóveis sejam visitados no bairro. “O pessoal da Secretaria de Saúde (SMS) está fazendo um planejamento minucioso para essa iniciativa importantíssima ser o mais eficiente possível. Agora vamos buscar possíveis infectados em suas residências e conhecer a realidade de cada pessoa e família para identificar mais casos”, afirma.
O secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, que preside o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus em Aparecida, esclarece que o encaminhamento das pessoas com suspeita da doença seguirá protocolos técnicos e permitirá que os profissionais da SMS intensifiquem o monitoramento dos doentes, façam o rastreamento dos contatos e conheçam melhor os fluxos de contágio. “Uma parte essencial do nosso trabalho, para além de testar, isolar e tratar, como orienta a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a de conhecer a realidade da Covid-19 no município, em geral, mas também na vida das pessoas de diferentes regiões. Oferecendo assim os cuidados necessários com excelência e precisão”.
Quem pode fazer o exame
Segundo critérios técnicos da SMS, os testes RT-PCR de Covid-19 são destinados a pessoas com sintomas gripais, principalmente aquelas dos grupos prioritários como idosos. Além disso, trabalhadores de serviços de saúde, trabalhadores de segurança pública, portadores de comorbidades e contatos intra domiciliares de casos confirmados também são prioridades. Além da nova modalidade da busca ativa nos bairros com mais casos, os exames são solicitados por médicos da SMS após consulta em qualquer unidade da rede pública ou mediante ligações no 0800-646-1590.
Os drive-thrus funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Os resultados saem em até 48 horas e quando são liberados os pacientes recebem uma mensagem via WhatsApp com código e senha para acessar o site do laboratório e baixar o resultado.
Leia mais: Suposto menino desaparecido foi filmado na região do Dergo, em Goiânia, no último sábado (25)