20.8 C
Goiânia
sexta-feira, 6, dezembro 2024
- Anúncio -

Aparecida está no top 20 das cidades do Brasil que mais avançaram na década

O ‘top 20’ dos grandes municípios brasileiros que mais avançaram na década tem apenas duas cidades do Centro-Oeste, sendo Aparecida e Várzea Grande (MT).

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Aparecida de Goiânia está entre as 20 cidades brasileiras de grande porte que mais avançaram entre 2009 e 2019, na comparação entre os 100 maiores municípios do País. O estudo é medido da Macroplan e tem como parceiro o Movimento Brasil Competitivo (MBC). Aparecida figura no ranking ao lado de cidades mais velhas, como Vila Velha (ES), que tem 485 anos; Gravataí (RS), 258 anos; e Vitória da Conquista (BA), de 180 anos.

O ‘top 20’ dos grandes municípios brasileiros que mais avançaram na década tem apenas duas cidades do Centro-Oeste, sendo Aparecida e Várzea Grande (MT). No perfil que o IGDM traçou de Aparecida, o índice mostra que de 2009 a 2019 a cidade avançou, sobretudo, nas áreas da educação (+8 posições) e de saneamento e sustentabilidade (+21 posições).

“Há muito que o município, desde as gestões passadas, como a do ex-prefeito Maguito Vilela, vem investindo na educação. Tanto que, nos últimos anos, nós criamos 5.600 novas vagas na educação infantil e implantamos a robótica já em 50% das escolas municipais”, diz o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha.

O gestor lembra que, no próprio ano de 2019, a Prefeitura de Aparecida executou mais de 15,5 mil metros de galerias pluviais, além de bueiros celulares e meio-fio. “Saneamento é dignidade. Aparecida tem 75% dessas ruas asfaltadas e, claro, queremos alcançar em breve os 100%”, completa Gustavo.

Desenvolvimento econômico

Reconhecida pela Secretaria Nacional do Tesouro Nacional com nota A, de bom pagador, Aparecida tem conseguido financiamentos com bancos estrangeiros para fomentar investimentos na cidade. Recentemente, o município obteve empréstimo de R$ 135 milhões no Banco de Desenvolvimento da América Latina para construir cinco grandes eixos estruturantes no sentido leste-oeste.

Aparecida foi destaque, por exemplo, no Ranking de Competitividade dos Municípios. O levantamento indicou que, em 2020, Aparecida era uma das três cidades brasileiras que mais criavam condições para impulsionar o desenvolvimento do município. Completavam o pódio Balneário Camboriú (SC) e Curitiba (PR).


Leia mais: Aparecida de Goiânia inicia vacinação de trabalhadores do transporte nesta quinta-feira

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -