26.7 C
Goiânia
segunda-feira, 4, março 2024
- Anúncio -

Aparecida de Goiânia inicia período de matrículas para o Ensino Fundamental e confirmação de CMEIs e EMEIs

Rede Municipal ofertará mais de nove mil vagas para séries de 1º ao 9º ano

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Aparecida de Goiânia inicia, nesta segunda-feira, 08, o período de matrículas para os estudantes das duas fases do Ensino Fundamental. O acesso para os interessados será disponibilizado a partir das 8h da manhã, tanto no site, quanto por meio do aplicativo “Matrícula Aparecida”, que pode ser encontrado para baixar gratuitamente no Play Store dos aparelhos celulares.

De acordo com dados levantados pela SME, para o ano de 2024, serão mais de nove mil vagas oferecidas pelas escolas municipais e pelas entidades conveniadas com a Prefeitura. Destas, cerca de oito mil são para séries de 1º ao 5º ano e aproximadamente 1,2 mil para turmas de 6º ao 9º ano. Para efetivar a matrícula, no momento do acesso o pai ou o responsável pelo estudante deverá ter em mãos as seguintes informações: nome do responsável, data de nascimento e número do CPF da criança, além do CEP residencial e do número de telefone para contato.

Depois da matrícula realizada via plataforma digital, o pai ou o responsável pela criança terá o prazo de até dez dias para se apresentar à unidade escolar selecionada onde deverá concluir o processo. Para a efetivação da matrícula, deverá entregar na escola cópias dos documentos da criança, que são: Certidão de Nascimento (ou Registro Geral), CPF, cartão de Vacina e Cartão do SUS. Além da documentação do estudante, serão necessárias cópias da identidade do responsável, comprovante de endereço e, no caso de ser beneficiário do Programa Bolsa Família, apresentar cópias do cartão bancário do programa e extrato bancário impresso dos dois últimos meses de recebimento do benefício.

Oferta de vagas

O Ensino Fundamental I e II (1º ao 9º ano) é atendido pela Rede Municipal de Aparecida de Goiânia em 61 escolas públicas municipais. Destas, cinco são unidades que funcionam em período integral, as chamadas Emeis, cujas matrículas já foram realizadas no ano passado, entre os dias 05 e 15 de dezembro. O Ensino Fundamental de período parcial, por sua vez, acontece nos turnos matutino ou vespertino e é oferecido por 56 escolas públicas municipais. Essa oferta, porém, é ampliada com o atendimento prestado por dez das 37 entidades conveniadas com a Prefeitura.

Para melhor atender a demanda por vagas, a SME dividiu a malha urbana aparecidense em 20 macrorregiões, com cada uma delas contendo um conjunto de escolas respeitando o limite de raio estabelecido de até 3 quilômetros. Para se ter uma noção, a região Independência Mansões, que envolve 12 setores, e Veiga Jardim, constituída de seis setores, possuem 23 e 19 unidades de ensino em cada uma de suas respectivas áreas.

De acordo com a SME, a escolha da unidade escolar é realizada de maneira automática pelo próprio sistema de matrícula. “Assim que o pai, ou o responsável pela criança que demanda pela vaga, insere o CEP de residência da família, o próprio programa realiza a busca imediata, disponibilizando a escola mais próxima onde ocorrer a oferta”, arrematou a secretária de Educação, professora Idelma Oliveira.

CMEIs e EMEIs

A partir da próxima segunda-feira,08, os pais ou responsáveis, devem acessar o site, ou o aplicativo Matrícula Aparecida, para confirmarem se seus filhos foram selecionados para vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), e para as Escolas Municipais em Tempo Integral (EMEIs).

Após a confirmação os responsáveis tem até dez dias para entregarem toda a documentação necessária na unidade selecionada.

Leia mais: Trilhas ecológicas de Goiás recebem investimentos e tornam atrativos turísticos

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -